/

Selfies tiradas por turistas podem pôr gorilas em risco

Uma nova investigação sugere que os turistas que tiram selfies com os gorilas-das-montanhas podem pôr estes primatas em risco de apanhar covid-19.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, cientistas da Oxford Brookes University, em Inglaterra, analisaram centenas de publicações no Instagram de pessoas que visitaram estes animais na região da África Oriental e descobriram que a grande maioria estava perto o suficiente para espalhar vírus e doenças.

“O risco de transmissão de doenças entre os visitantes e os gorilas é muito preocupante. É crucial fazer cumprir os regulamentos dos tours para garantir que as práticas de trekking dos gorilas não ameacem ainda mais uma espécie que já se encontra ameaçada”, afirmou o autor principal do estudo, Gaspard Van Hamme, em comunicado.

De acordo com a mesma nota da universidade inglesa, os gorilas-de-montanha são considerados uma espécie em extinção, restando apenas cerca de 1.063 espécimes em todo o mundo. Estes vivem na República Democrática do Congo (Parque Nacional de Virunga), no Uganda (Parque Nacional Impenetrável de Bwindi e Parque Nacional de Gorilas de Mgahinga) e no Ruanda (Parque Nacional dos Vulcões).

Os investigadores analisaram 858 fotografias publicadas naquela rede social entre 2013 e 2019. Destas publicações, 86% mostravam pessoas a quatro metros dos gorilas e, em 25 delas, os turistas apareciam mesmo a tocar nestes primatas.

“Descobrimos que estes turistas raramente usavam máscara, o que traz um grande potencial para a transmissão de doenças entre as pessoas e os gorilas”, disse também Magdalena Svensson, professora de Antropologia Biológica da mesma universidade e outra das autoras do estudo publicado, a 15 de fevereiro, na revista científica People and Nature.

“Os gorilas são tão geneticamente próximos dos seres humanos que podem apanhar a maioria das doenças que nós apanhamos, como gripe, ébola ou uma constipação”, acrescentou a docente, destacando o facto de já se saber que podem apanhar covid-19.

Em janeiro, gorilas do jardim zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, testaram positivo ao novo coronavírus. Na terça-feira, o zoo norte-americano anunciou que o grupo já voltou ao ativo, isto é, os animais já podem ser vistos pelo público, depois de se terem recuperado totalmente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.