Mês da História Negra. Município do Canadá criou desafio que incluía “falar com uma pessoa negra”

Erik S. Lesser / EPA

Um município do Canadá desculpou-se depois de criar um “desafio” para o Mês da História Negra para os seus funcionários, que incluía atividades como “dançar uma música reggae” e “conversar com um funcionário negro”.

De acordo com o Vice, a região de Durham, que consiste em oito cidades, vilas e distritos a leste de Toronto, definiu uma série de atividades para os seus funcionários concluírem em fevereiro, que também incluia responder a perguntas sobre a geografia da África, cozinhar uma refeição africana ou das Caraíbas e tirar uma “fotografia de um objeto em sua casa que o lembra da História Negra”.

O escritor Desmond Cole colocou uma imagem do desafio no Twitter e perguntou: “Então @RegionofDurham criou uma atividade de caça ao tesouro no Mês da História Negra para os funcionários… é isto que estamos a fazer em 2021?”.

https://twitter.com/desmondcole/status/1359563096927395840

O desafio foi amplamente condenado no Twitter – nomeadamente a parte em que desafiava os funcionários a “ter uma conversa com um funcionário negro”. “Ter uma conversa com um funcionário negro? E depois? Tirar uma fotografia e partilhar no Twitter? Marque o seu papel e chegue-se para o lado para que a próxima pessoa branca fale com o funcionário negro?”, criticou um utilizador da rede social.

A região de Durham emitiu um comunicado a desculpar-se pelo desafio, que foi cancelado. “Desculpem-nos. Como parte das Iniciativas do Mês da História Negra da Região de Durham, uma atividade de desafio interno para a equipa da Região de Durham foi um erro. Isto causou danos aos nossos funcionários negros e à comunidade”, lê-se na nota.

O comunicado garantiu ainda que o município irá “garantir que as demais atividades do Mês da História Negra sejam respeitosas e educativas”.

 

Elaine Baxter-Trahair, diretora administrativa da Região de Durham, explicou, em declarações à Breakfast Television Toronto da CityTV, que a ideia por trás do desafio era fazer com que os funcionários aprendessem mais sobre “a cultura dos canadianos negros de muitos destinos diferentes. Infelizmente, algumas das atividades não eram adequadas e é por isso que pedimos desculpa”.

Baxter-Trahair afirmou também que o desafio foi criado por um “comité diversificado”, mas garantiu que se vai certificar de que “tenham o treino adequado antes de começarem a planear eventos como este” novamente.

John Henry, presidente regional e diretor executivo da região de Durham, disse que ficou “triste” quando soube do desafio. “Trabalhamos muito para construir ótimos relacionamentos em toda a região, com a nossa comunidade negra”, disse. “Faremos tudo o que pudermos para reconquistar a confiança da nossa comunidade.”

A região de Durham está a criar um gabinete de diversidade, igualdade e inclusão para lidar com o racismo sistémico dentro da comunidade.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.