As estradas francesas registaram este sábado o maior congestionamento de trânsito de que há memória, com as autoridades a registarem cerca de mil quilómetros de filas nas várias vias de todo o país.
Quando muitos franceses iniciavam as férias, o recorde foi atingido a meio do dia, com filas de trânsito a alcançar os 994 quilómetros em várias vias.
“É preciso ter sempre muito cuidado com dados em tempo real, mas superando os 900 quilómetros, é um recorde”, disse o chefe da divisão de polícia que controla o trânsito em França (CNIR).
Segundo o mesmo responsável, as condições climáticas “adversas” são a causa destes congestionamentos de trânsito.
O CNIR registou, a 17 de agosto do ano passado, um pico histórico “brutal e curto” de filas com 877 quilómetros em toda a França.
A tendência de longas filas continuava ao longo da tarde, com 600 quilómetros no total, sobretudo nas províncias francesas, enquanto em Paris o trânsito fluía normalmente.
Na estrada em direção a Itália, os condutores tiveram de ter muita paciência para atravessar o túnel Mont Blanc, demorando mais de duas horas durante a tarde.
Em direção a Espanha, o tráfego também foi muito intenso, nomeadamente na A63, que tinha um engarrafamento de 19 quilómetros.
/Lusa