//

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

3

JD Lasica / Wikimedia

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono.

Elon Musk sabe que, em termos ambientais, os elétricos são a solução. No entanto, paralelamente à utilização de veículos com emissões zero, a possibilidade de encontrar uma tecnologia viável para retirar o carbono da atmosfera seria uma forma muito mais rápida de reequilibrar o planeta.

Para isso, o CEO da Tesla e da SpaceX lançou um concurso em busca da melhor solução para capturar carbono. O prémio, segundo o Observador, são 100 milhões de dólares.

Apesar de já haver soluções no mercado, Musk desafia universidades, startups e técnicos a debruçarem-se sobre o problema e a encontrar uma solução, barata e eficiente.

O concurso foi lançado na semana passada, no Twitter. Esta semana deverão ser divulgados mais pormenores.

Em novembro, foi publicado um estudo na Scientific Reports que concluiu que empresas e Governos precisavam urgentemente de “começar a desenvolver tecnologias para a remoção em larga escala de gases de efeito estufa da atmosfera”.

De acordo com a investigação, pelo menos 33 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono precisariam de ser tiradas da atmosfera a cada ano até 2100 para que se possa cumprir a meta do Acordo de Paris. O número equivale a, aproximadamente, a quantidade total de dióxido de carbono emitido pela indústria do combustível fóssil em 2018, que foi de 36 mil milhões de toneladas.

ZAP //

3 Comments

  1. este artista soube trabalhar bem… mas com dinheiro quem nao sabe???

    queria ve-lo sem nada, puchar pelos neuronios… queria saber resultado….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.