/

Vinho envelhecido no Espaço. Um ano depois, garrafas regressam à Terra

Depois de um ano em órbita na Estação Espacial Internacional (EEI), doze garrafas de vinho Bordeaux francês regressaram à Terra.

Em novembro de 2019, as doze garrafas de vinho Bordeaux francês foram enviadas para o Espaço como parte de um programa de pesquisa agrícola chamado Mission WISE (Vitis Vinum in Spatium Experimentia), da startup europeia Space Cargo Unlimited (SCU), sediada em Luxemburgo.

O principal objetivo da empresa era estudar de que forma um ambiente de gravidade zero afeta as bolhas de ar e a sedimentação na garrafa de vinho, e se esse fenómeno tem algum impacto no sabor da bebida.

“O nosso objetivo é ir ao encontro da solução de como será a agricultura do amanhã, que seja tanto orgânica como saudável e capaz de alimentar a humanidade”, explicou Nicolas Gaume, CEO da Space Cargo Unlimited, citado pela Associated Press.

Todas as garrafas de vinho permaneceram fechadas durante a sua estadia no Espaço. A cápsula Dragon da SpaceX trouxe o vinho e algumas uvas de volta ao nosso planeta, mas as garrafas só serão abertas em fevereiro, altura em que a Space Cargo Unlimited fará uma sessão de degustação exclusiva com a participação dos maiores enólogos franceses.

Com as alterações climáticas a ameaçarem o planeta, Gaume considera que os produtos agrícolas, como a uva, terão de se adaptar a condições mais adversas, e estas experiências espaciais têm como intuito apurar de que forma será possível tornar as plantas mais robustas e resistentes.

Além disso, o responsável espera que os futuros exploradores da Lua, e até de Marte, possam ter a sorte de desfrutar de alguns dos prazeres da Terra.

Apesar de a ciência agrícola ser o principal objetivo desta experiência, Nicolas Gaume não nega que está entusiasmado por provar o vinho.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.