Ghosn vai ser interrogado no Líbano pelas autoridades francesas

Carlos Ghosn, que  foi detido em novembro de 2018 no Japão por má gestão, vai ser interrogado no Líbano por inspetores franceses.

O ex-administrador da Renault-Nissan Carlos Ghosn, que se encontra exilado no Líbano, disse esta segunda-feira que vai ser interrogado no país por inspetores franceses sobre eventuais irregularidades e desafiou as autoridades japonesas a fazer o mesmo.

Ghosn, de 66 anos, dirigiu a empresa de fabrico de automóveis Nissan durante duas décadas e foi detido em novembro de 2018 no Japão por má gestão, tendo sido também acusado de ter beneficiado dos bens da companhia

No entanto, o empresário, de nacionalidade francesa, libanesa e brasileira, nega as acusações e fugiu do Japão em dezembro de 2019, encontrando-se em Beirute e sendo alvo de um mandado de captura da Interpol, apesar de a extradição do Líbano para o Japão não ser possível por falta de acordos entre os dois países.

Além das acusações de que é alvo no Japão, Carlos Chosn está também indiciado em França pelos crimes de evasão fiscal, fraude, lavagem de dinheiro e uso indevido de ativos da empresa.

Citado pela agência AFP, Carlos Ghosn confirmou que durante este mês um grupo de investigadores franceses irá deslocar-se ao Líbano para o interrogar sobre os crimes de que é suspeito e questionou o facto de as autoridades japonesas não fazerem o mesmo.

“Agora que os franceses têm acusações estão vindo e vão-me questionar. Já os japoneses não estão fazendo isso”, afirmou, reiterando que todas as acusações de que é alvo “são falsas”.

A Justiça francesa abriu duas investigações relacionadas com eventuais irregularidades financeiras entre 2009 e 2020 cometidas pelo antigo administrador da Renault-Nissan

Uma das investigações diz respeito a transações suspeitas entre a Renault e um distribuidor em Omã, bem como pagamentos suspeitos de viagens privadas e eventos pagos pela holding holandesa RNBV.

Outra investigação incide em suspeitas de uso indevido de fundos da empresa para uma festa de Carlos Ghosn em Versailles.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.