/

Novo processo de reciclagem pode cortar em milhões de toneladas os resíduos plásticos

Um novo processo de reciclagem promete reduzir significativamente o desperdício na produção de plástico. Por ano são produzidas cerca de 100 milhões de toneladas de termoplásticos.

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Wisconsin–Madison descobriu um novo método para recuperar os polímeros dos termoplásticos usando solventes. Os resíduos plásticos são um sério problema para o ambiente, já que por ano são produzidas cerca de 100 milhões de toneladas de termoplásticos.

De acordo com o Tech Explorist, o método separa os polímeros num plástico comercial composto de materiais de polietileno, álcool etileno vinílico e tereftalato de polietileno. Os polímeros resultantes deste processo parecem ser quimicamente semelhantes aos originais.

Este novo processo de reciclagem pode reduzir drasticamente o desperdício resultante da produção de termoplásticos, que ronda os 40%. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Science Advances.

“Demonstramos isso com um plástico de multicamadas. Precisamos de experimentar outros plásticos de multicamadas e precisamos de dimensionar essa tecnologia”, disse o coautor do estudo George Huber.

Citado em comunicado pela Universidade de Wisconsin–Madison, Van Lehn disse, por sua vez, que “isto permite lidar com estes sistemas muito mais complexos, o que é necessário se pretendermos fazer uma diferença no mundo da reciclagem”.

Os investigadores esperam agora analisar o efeito ambiental dos solventes que este método usa e criar um banco de dados de solventes verdes que lhes permitirá equilibrar mais prontamente a eficácia, o custo e o impacto ambiental de vários sistemas de solventes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.