/

Os cães estão em guerra com os fungos (e esta pode estender-se aos humanos)

2

O fungo Aspergillus fumigatus é facilmente encontrado na cavidade nasal de algumas espécies de cães, e este pode ser potencialmente perigoso para os animais e também para os humanos que os rodeiam.

Segundo o Phys, o fungo que alguns cães carregam no nariz desenvolve-se dentro do mesmo, mas as mudanças genéticas indicam que o fungo acaba por se adaptar ao animal.

Os investigadores da Universidade de Utrecht obtiveram novas conclusões numa pesquisa sobre infeções naturais em cães. O estudo foi publicado a 12 de novembro na Nature Biofilms and Microbiomes.

O Aspergillus fumigatus causa uma inflamação da cavidade nasal em cães, que pode  espalhar-se para a cavidade frontal. Os fungos formam um biofilme na superfície do epitélio, que pode levar a uma reação inflamatória grave e às vezes crónica, podendo até crescer no cérebro se o cão não for tratado a tempo.

Descobrimos que o cão e o fungo estão a lutar por nutrientes. O fungo suprime o sistema imunológico do cão”, refere Hans de Cock, um dos autores do estudo.

O investigador explica que a equipa analisou que “fungo se adapta geneticamente ao hospedeiro durante o crescimento, o que permite que o fungo sobreviva melhor nas cavidades do cão”.

Esta é a primeira vez que os cientistas estudaram este tipo de fungo em infeções naturais em cães, por isso nenhum animal esteve envolvido na experiência. A pesquisa foi feita com cães que foram levados ao veterinário com uma infeção, sendo que remover o fungo era uma parte padrão do tratamento. Este método permitiu que a equipa estudasse a grande variação genética e descobrisse a adaptação do fungo.

“Com as análises de expressão genética, ganhamos uma visão sobre as defesas do cão e o comportamento do fungo, tanto ao nível de expressão genética, como na evolução do paciente”, afirma De Cock. “Esta pesquisa mostra que o estudo das infeções naturais é uma alternativa às experiências com animais de laboratório”.

Estudos anteriores mostraram que certas raças de cães são mais suscetíveis a esse fungo – incluindo os labradores retriever e os golden retriever, devido à sua predisposição genética. O estudo oferece agora alternativas para melhorar o tratamento do fungo em cães.

Contudo, este fungo também causa problemas graves nos humanos, e a equipa deixa um alerta. “Este é um dos quatro fungos responsáveis ​​por 1,5 milhão de mortes entre pessoas em todo o mundo. Por isso, queremos descobrir o máximo de informação possível sobre eles”, concluem.

ZAP //

2 Comments

  1. Para além do barulho constante, de transformarem passeios e jardins em latrinas, e de atacar pessoas, esta é só mais uma das utilidades dos cães, a de espalharem parasitas e todo o tipo de doenças. Para quando o fim desta praga nas cidades?

  2. Estrumadura nunca vi comentário mais correcto, cada vez os bairros actuais parecem mais canís é uma vergonha e os proprietários dos apartamentos têm de gramar com os animais dos outros a ladrar e ganir. Estava na altura de se acabar com os animais a incomodar quem quer descansar e trabalhar em casa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.