/

Mala abandonada conta história de pai e filho que morreram em campos de batalha na I Guerra

(dr)

Uma mala abandonada com alguns objetos no seu interior conta a história de pai e filho que foram mortos com poucos dias de diferença em campos de batalha em França durante a I Guerra Mundial (1914-1918).

A mala, que foi encontrada num depósito no interior do Reino Unido, continha cartas, fotografias, bem como documentos que datam da I Guerra Mundial.

John Cowie, de 51 anos, e o seu filho Henry, de 18 anos, são os protagonistas desta história, contada pela emissora britânica BBC.

A mala foi deixada no lixo depois de uma limpeza numa casa na cidade de Sunderland, no noreoeste de Inglaterra, sendo depois descoberta pela equipa do centro de resíduos Thompson Waste Center num depósito. Gareth Thompson, que faz parta de equipa de gestão de resíduos, disse à BBC ter ficado “absolutamente pasmo” quando a encontrou.

É incrível. É um pedaço da história não apenas local, mas também mundial”, disse.

Um historiador local levou a cabo uma investigação aos objetos encontrados, tendo descoberto que John morreu apenas dez dias após o seu filho Henry.

A mala continha várias cartas endereçadas à esposa de John e mãe de Henry, Ellen, que viva em Sunderland. Foi também encontrada uma medalha, um livro de soldado, um pergaminho com o brasão do rei e a notificação oficial da morte de John.

A mesma investigação descobriu ainda que um segundo filho de John e Ellen, George, também esteve na I Guerra quando tinha apenas 18 anos e sobreviveu.

Anne Ganley, proprietária do centro de resíduos, disse querer garantir que os dois homens que protagonizam esta história “nunca sejam esquecidos”, pretendendo organizar e financiar uma cerimónia fúnebre de homenagem em Sunderland.

“Não sabemos exatamente a quem pertencia a mala (…) mas tenho quase certeza de que pertenceu a Ellen (…) Pensar nesta mulher a guardar cuidadosamente estas cartas e as certidões de óbito do seu filho e marido é emocionante, não tenho palavras”, disse Ganley.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.