/

Ferramentas sugerem que os neandertais viveram numa ilha dinamarquesa há 120.000 anos

Antigas ferramentas enterradas nas encostas de uma ilha dinamarquesa deram aos arqueólogos uma pista valiosa: os neandertais podem ter lá vivido há 120.000 anos.

Uma equipa de arqueólogos de dois museus dinamarqueses, o Museu Nacional e o Museu Roskilde, encontrou restos de ferramentas que terão sido confecionadas por neandertais na ilha dinamarquesa de Ejby Klint. As pedras de sílex e as cascas de mexilhões terão sido raspadas para se tornarem lâminas afiadas, avança o Daily Mail.

A descoberta destes artefactos pode apontar para a presença do Homem nesta região muito antes do que se imaginava. Lasse Sorensen, do Museu Nacional da Dinamarca, acrescentou que pode reescrever a história do país, se se confirmar que as pedras foram mesmo trabalhadas por neandertais.

O investigador realçou que uma das implicações desta descoberta é que os neandertais teriam chegado ao país 80.000 anos antes do Homo sapiens chegar à Europa.

“Pensei que não encontraríamos nada, mas, na verdade, encontramos algumas pedras com possíveis vestígios de terem sido trabalhadas humanamente, e isso é incrível”, comentou. A ilha fica a 48 quilómetros da costa do continente, o que indica que os hominídeos teriam que ter navegado para chegar ao local.

Os artefactos serão agora estudados através de análises profundas. O solo ao redor do local da descoberta será também analisado, para que seja possível confirmar esta hipótese.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.