/

Descoberta vila romana que pode mudar entendimento da história do País de Gales

Caroline Pudney

Uma vila romana encontrada no nordeste do País de Gales pode mudar o entendimento da história desta nação. Foram identificados vestígios de vários edifícios.

Uma equipa de arqueólogos descobriu uma vila romana perto de Rossett, no nordeste do País de Gales. Os investigadores do Museu Wrexham, da Universidade de Chester e do Archaeological Survey West encontraram aquela que é a primeira vila romana a ser descoberta no local.

O sítio arqueológico foi descoberto através da utilização de detetores de metais que revelaram evidências de uma estrutura enterrada. Foram identificados vestígios de vários edifícios de pedra e azulejos à volta de um pátio central, escreve a Sputnik News.

O exército romano invadiu a Grã-Bretanha no ano de 43 d.C., e rapidamente avançou para o norte e oeste do país. A fortaleza em Chester foi estabelecida por volta de 74 d.C., seguindo-se gradualmente o estabelecimento de uma rede de cidades e assentamentos rurais.

A descoberta de vários fragmentos arquitetónicos sugere que esta vila pode ter tido piso de mosaico, casas de banho e sistemas de aquecimento de piso, tudo características de luxo na altura.

Os resultados desta investigação alteram potencialmente o entendimento histórico do nordeste do País de Gales após a conquista romana.

“Interpretações anteriores sugerem que a maioria das pessoas nesta área vivia em assentamentos associados a locais militares romanos, ou em quintas bastante simples que continuaram a usar as formas arquitetónicas da Idade do Ferro. A identificação desta vila agora questiona essa narrativa“, conclui a professora de Arqueologia na Universidade de Chester, Caroline Pudney.

A equipa de investigadores pretende agora avançar com um estudo detalhado do local nos próximos anos, esperando ficar a conhecer ainda mais detalhes sobre a estadia romana no País de Gales.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.