/

Tesouros arqueológicos de ilha grega revelam a história de um rei pirata

AMNA / Ministério da Cultura Grego

Tesouros arqueológicos encontrados numa inabitada ilha grega no Mar Egeu ajudaram a revelar detalhes da história de um antigo rei pirata.

Uma série de inscrições encontradas durante as escavações estão a revelar a história desta ilhota grega de Vryokastraki, a antiga cidade de Kythnos, incluindo a época em que era governada por um rei pirata. As novas evidências arqueológicas provam a existência de uma povoação que os historiadores não conheciam.

Segundo explica o site Ancient-Origins, Vryokastraki foi abandonada no século VII d.C., quando os habitantes se mudaram para a maior ilha próxima.

Os arqueólogos investigaram um santuário na ilha que data do período Clássico e encontraram estatuetas de argila de mulheres, algumas oferendas votivas de bronze, como miniaturas de fivelas e outras joias. Também há evidências de que uma comunidade cristã estabeleceu-se neste local.

Mas talvez uma das mais importantes descobertas foi um complexo bizantino que foi fortificado com um recinto de pedra de 76 metros de comprimento. O muro bloqueava o único acesso à ilhota, explica o Archaeology.wiki, acrescentando que o complexo tinha 15 salas, sendo que uma delas era usada para armazenamento e preparação de comida.

Antigamente, o Mar Egeu estava apinhado de piratas, o que fundamentalmente terá levado ao abandono da povoação. Numa das salas do complexo foi encontrado um bloco com uma inscrição relativa a Kleainetos, de Etólia, e relacionada com um incidente bem conhecido e comprovado por inscrições encontradas anteriormente. Estas referem-se a um infame pirata conhecido como Glauketis.

Com base nisto, descobriu-se que este pirata era um nesiarchos, um governante das ilhas. O seu reinado não era mencionado por outras fontes provavelmente por ter sido uma vergonha para os atenienses, que reivindicavam jurisdição sobre estas ilhas.

A equipa de arqueólogos também descobriu uma basílica cristã nas suas escavações. Os especialistas identificaram o arco da estrutura e encontraram um coluna de mármore que fazia parte da igreja.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.