/

VICTA: O barco furtivo que se transforma num submarino

1

Quando se está numa missão secreta de mergulho militar, o mais importante é não ser visto pelo inimigo. Agora, o VICTA pode ajudar nessa função, uma vez que é um barco de entrega de mergulhadores capaz de se transformar num submarino.

O VICTA está a ser desenvolvido pela empresa britânica SubSea Craft e mede 11,95 metros de comprimento e 2,3 metros de largura, podendo transportar 8 pessoas, sendo elas 6 mergulhadores, um piloto e um navegador. O seu casco é feito de fibra de carbono com um núcleo de espuma Diab, para que haja uma boa relação resistência-peso.

Ao iniciar uma missão, o VICTA move-se rapidamente pela superfície como um barco normal. Neste modo, é alimentado por um motor diesel Seatek 725+ personalizado e deverá atingir uma velocidade máxima de 74 km por hora e uma velocidade de cruzeiro de 56 km por hora.

Uma vez que se transforma num barco furtivo, o VICTA pára e inunda a cabine, submergindo em apenas dois minutos. Desta forma torna-se num “submarino molhado”, o que significa que os ocupantes estão na água e devem usar equipamento de mergulho.

No modo submarino, o VICTA muda a sua propulsão para seis propulsores elétricos alimentados por uma bateria de lítio. Neste modo, pode viajar a uma velocidade máxima de 15 km por hora, e descer a uma profundidade máxima de 30 metros. A tecnologia de direção fly-by-wire permite que o conjunto de controlo que é usado na superfície também possa ser usado debaixo de água.

Os mergulhadores e a tripulação respiram a partir de um sistema de ar de circuito aberto que é inserido a bordo. Para que os mergulhadores não esgotem o abastecimento de oxigénio, o sistema é capaz de manter as oito pessoas a respirar durante quatro horas.

Segundo o New Atlas, o último protótipo está a ser projetado para começar a circular já em janeiro.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.