O Rali de Portugal vai regressar à região norte do país em 2015, revelou esta quarta-feira a organização da prova do campeonato do Mundo, que se centralizou no Algarve na última década.
Esta decisão do Automóvel Clube de Portugal (ACP) cumpre a promessa feita pelo seu presidente, Carlos Barbosa, que deu a entender que a prova poderia regressar à região norte, o que será uma realidade no próximo ano.
Totalmente disputado acima do Rio Douro e tendo como base a Exponor, em Matosinhos, o Rali de Portugal de 2015 terá o apoio das câmaras municipais de Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Ponte de Lima, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.
Foi já com a prova a realizar-se no Algarve, em 2007, que o Rali de Portugal reintegrou o calendário do WRC, tendo desde então apenas saído do elenco de provas do campeonato do Mundo em 2009, devido a uma rotação de países promovida pela FIA.
Entre 2010 e 2014, regressou ao calendário do Mundial e manteve o Algarve como ponto central, mas, na penúltima edição, o ACP admitiu a possibilidade de o norte do país voltar a acolher a competição.
/Lusa