O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu no domingo a nona etapa da Volta a França em bicicleta, batendo o compatriota Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que foi segundo e é o novo líder da classificação geral individual.
Aos 21 anos de idade, o esloveno tornou-se o mais jovem de sempre a cortar a meta em primeiro lugar no Tour. Pogacar bateu o recorde que pertencia ao ciclista norte-americano Lance Armstrong e que durava há 27 anos.
Na chegada a Laruns, ao cabo de 153 quilómetros a partir de Pau, o esloveno, de 21 anos, cumpriu a tirada de alta montanha em 3:55.17 horas, o mesmo tempo de outros quatro ciclistas, com Roglic em segundo e o suíço Marc Hirschi (Sunweb), o ‘sobrevivente’ da fuga, em terceiro.
“Após etapa tão difícil na véspera, ganhar é incrível. Agradeço à equipa, pois fez grande trabalho. Estou muito feliz, queria subir na geral e ganhar tempo, bonifiquei com a vitória”, disse Pogacar.
Na geral, Roglic assumiu a camisola amarela, que pertencia ao britânico Adam Yates (Mitchelton-Scott), liderando agora com 21 segundos de vantagem sobre o colombiano Egan Bernal (INEOS), vencedor em 2019 e agora segundo colocado, e 28 sobre o francês Guillaume Martin (Cofidis), terceiro.
Fechada a primeira semana do ‘Tour’, o pelotão goza de um dia de descanso na segunda-feira, retomando a competição na terça-feira, com a 10.ª etapa.
ZAP // Lusa