/

Pequenas cidades podem vir a nascer nas “entranhas” de Marte e da Lua

3

ESO/M. Kornmesser

Os enormes tubos de lava subterrâneos existentes em Marte e na Lua podem vir a ser utilizados como bases e assentamentos para humanos, sugere uma nova investigação, frisando, contudo, que para tal serão necessários anos de pesquisa.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Earth-Science Reviews, debruça-se sobre o tamanho e morfologia destas estruturas – que podem ser tão grandes como campos de futebol.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm, no máximo, 40 metros de largura e altura“, disse um dos autores do estudo, Riccardo Pozzobon, geo-cientista da Universidade de Pádua (Itália). “Assim como grandes túneis rodoviários”, disse, citado pelo Live Science.

A equipa recolheu todas as imagens de satélite disponíveis de tubos de lava em colapso em Marte e na Lua e modelou depois o tamanho dos tubos intactos com base nas relações entre os túneis destruídos e os tubos intactos da Terra.

Os cientistas concluíram que os tubos de lava em colapso em Marte tendem 80 vezes maiores do que os da Terra, com diâmetros entre 40 a 400 metros. Os tubos de lava da Lua parecem ser ainda maiores, variando o seu diâmetro entre 500 a 900 metros.

De acordo com os cientistas, os tubos lunares da Lua podem ser estruturalmente sólidos, tornando-os melhores candidatos para exploração.

Estes tubos de lava são realmente gigantes e pode ser uma opção mais segura do que as superfícies da Lua ou de Marte, vulneráveis aos impactos de meteoritos, à intensa radiação solar, entre outros perigoso, elenca a Russia Today.

“O estudo mostra que, apesar de os colapsos causados por impactos ou tectónica de placas, a maioria dos tubos lunares pode estar intacta, tornando a Lua um alvo extraordinário para a exploração subterrânea e para potenciais assentamentos nos vastos ambientes protegidos e estáveis dos tubos de lava”, escreveram no estudo.

Ao Live Sciece, Pozzobon sugeriu que estes tubos podem facilmente abrigar uma pequena cidade. “O mais provável é estabelecer assentamentos no interior destes vazios [da Lua e de Marte], seja para abrigar humanos ou armazenar equipamentos”.

Estes gigantes tubos de lava formam-se quando a superfície do fluxo de lava arrefece e endurece, mas a lava inferior continua a fluir, podendo permanecer quente e a drenar, deixando uma caverna com muitos quilómetros de comprimento.

Na Terra, o tubo de lava o maior e mais longo tubo de lava conhecido é a Caverna Kazamura, no Havai (Estados Unidos), com 65,5 quilómetros de extensão.

ZAP //

3 Comments

  1. Eu não estou contra a exploração planetária, mas quando leio isto e vejo o nosso planeta tão belo ser tão mal tratado até chego a pensar que a humanidade está interessada em o destruir o mais rápido possível para ir procurar vida nova em lugares inóspitos e incertos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.