Pequenas cidades podem vir a nascer nas “entranhas” de Marte e da Lua

ESO/M. Kornmesser

Os enormes tubos de lava subterrâneos existentes em Marte e na Lua podem vir a ser utilizados como bases e assentamentos para humanos, sugere uma nova investigação, frisando, contudo, que para tal serão necessários anos de pesquisa.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Earth-Science Reviews, debruça-se sobre o tamanho e morfologia destas estruturas – que podem ser tão grandes como campos de futebol.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm, no máximo, 40 metros de largura e altura“, disse um dos autores do estudo, Riccardo Pozzobon, geo-cientista da Universidade de Pádua (Itália). “Assim como grandes túneis rodoviários”, disse, citado pelo Live Science.

A equipa recolheu todas as imagens de satélite disponíveis de tubos de lava em colapso em Marte e na Lua e modelou depois o tamanho dos tubos intactos com base nas relações entre os túneis destruídos e os tubos intactos da Terra.

Os cientistas concluíram que os tubos de lava em colapso em Marte tendem 80 vezes maiores do que os da Terra, com diâmetros entre 40 a 400 metros. Os tubos de lava da Lua parecem ser ainda maiores, variando o seu diâmetro entre 500 a 900 metros.

De acordo com os cientistas, os tubos lunares da Lua podem ser estruturalmente sólidos, tornando-os melhores candidatos para exploração.

Estes tubos de lava são realmente gigantes e pode ser uma opção mais segura do que as superfícies da Lua ou de Marte, vulneráveis aos impactos de meteoritos, à intensa radiação solar, entre outros perigoso, elenca a Russia Today.

“O estudo mostra que, apesar de os colapsos causados por impactos ou tectónica de placas, a maioria dos tubos lunares pode estar intacta, tornando a Lua um alvo extraordinário para a exploração subterrânea e para potenciais assentamentos nos vastos ambientes protegidos e estáveis dos tubos de lava”, escreveram no estudo.

Ao Live Sciece, Pozzobon sugeriu que estes tubos podem facilmente abrigar uma pequena cidade. “O mais provável é estabelecer assentamentos no interior destes vazios [da Lua e de Marte], seja para abrigar humanos ou armazenar equipamentos”.

Estes gigantes tubos de lava formam-se quando a superfície do fluxo de lava arrefece e endurece, mas a lava inferior continua a fluir, podendo permanecer quente e a drenar, deixando uma caverna com muitos quilómetros de comprimento.

Na Terra, o tubo de lava o maior e mais longo tubo de lava conhecido é a Caverna Kazamura, no Havai (Estados Unidos), com 65,5 quilómetros de extensão.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu não estou contra a exploração planetária, mas quando leio isto e vejo o nosso planeta tão belo ser tão mal tratado até chego a pensar que a humanidade está interessada em o destruir o mais rápido possível para ir procurar vida nova em lugares inóspitos e incertos.

RESPONDER

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …