Pequenas cidades podem vir a nascer nas “entranhas” de Marte e da Lua

ESO/M. Kornmesser

Os enormes tubos de lava subterrâneos existentes em Marte e na Lua podem vir a ser utilizados como bases e assentamentos para humanos, sugere uma nova investigação, frisando, contudo, que para tal serão necessários anos de pesquisa.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Earth-Science Reviews, debruça-se sobre o tamanho e morfologia destas estruturas – que podem ser tão grandes como campos de futebol.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm, no máximo, 40 metros de largura e altura“, disse um dos autores do estudo, Riccardo Pozzobon, geo-cientista da Universidade de Pádua (Itália). “Assim como grandes túneis rodoviários”, disse, citado pelo Live Science.

A equipa recolheu todas as imagens de satélite disponíveis de tubos de lava em colapso em Marte e na Lua e modelou depois o tamanho dos tubos intactos com base nas relações entre os túneis destruídos e os tubos intactos da Terra.

Os cientistas concluíram que os tubos de lava em colapso em Marte tendem 80 vezes maiores do que os da Terra, com diâmetros entre 40 a 400 metros. Os tubos de lava da Lua parecem ser ainda maiores, variando o seu diâmetro entre 500 a 900 metros.

De acordo com os cientistas, os tubos lunares da Lua podem ser estruturalmente sólidos, tornando-os melhores candidatos para exploração.

Estes tubos de lava são realmente gigantes e pode ser uma opção mais segura do que as superfícies da Lua ou de Marte, vulneráveis aos impactos de meteoritos, à intensa radiação solar, entre outros perigoso, elenca a Russia Today.

“O estudo mostra que, apesar de os colapsos causados por impactos ou tectónica de placas, a maioria dos tubos lunares pode estar intacta, tornando a Lua um alvo extraordinário para a exploração subterrânea e para potenciais assentamentos nos vastos ambientes protegidos e estáveis dos tubos de lava”, escreveram no estudo.

Ao Live Sciece, Pozzobon sugeriu que estes tubos podem facilmente abrigar uma pequena cidade. “O mais provável é estabelecer assentamentos no interior destes vazios [da Lua e de Marte], seja para abrigar humanos ou armazenar equipamentos”.

Estes gigantes tubos de lava formam-se quando a superfície do fluxo de lava arrefece e endurece, mas a lava inferior continua a fluir, podendo permanecer quente e a drenar, deixando uma caverna com muitos quilómetros de comprimento.

Na Terra, o tubo de lava o maior e mais longo tubo de lava conhecido é a Caverna Kazamura, no Havai (Estados Unidos), com 65,5 quilómetros de extensão.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu não estou contra a exploração planetária, mas quando leio isto e vejo o nosso planeta tão belo ser tão mal tratado até chego a pensar que a humanidade está interessada em o destruir o mais rápido possível para ir procurar vida nova em lugares inóspitos e incertos.

RESPONDER

Holanda. Ministra da Defesa renuncia devido à crise de evacuação do Afeganistão

Após a ministra das Relações Externas holandesa, Sigrid Kaag, renunciar devido ao desastre da evacuação do Afeganistão, esta sexta-feira foi a vez da ministra da Defesa, Ank Bijleveld. Segundo relatou o Guardian, acredita-se que os ministros …

Tribunal da África do Sul recusa anular pena de prisão do ex-Presidente Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul rejeitou o pedido do ex-Presidente Jacob Zuma para anular a sua sentença de 15 meses de prisão por não comparecer a uma sessão de inquérito por corrupção. Em …

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …