/

“Primo do T-Rex”. Descoberta nova espécie de dinossauro no Reino Unido

(dr) Trudie Wilson

Ilustração do dinossauro Vectaerovenator inopinatus

Um novo estudo sugere que quatro ossos recentemente encontrados na Ilha de Wight, no Reino Unido, pertencem a uma nova espécie de dinossauro terópode.

De acordo com o site Science Alert, a espécie, batizada Vectaerovenator inopinatus, viveu há 115 milhões de anos, durante o Cretáceo, e estima-se que tivesse até quatro metros de comprimento.

Os quatro fósseis foram descobertos, no ano passado, em Shanklin, na Ilha de Wight, no Reino Unido, e fazem parte do pescoço, costas e cauda deste novo dinossauro. Todos apresentam grandes espaços aéreos, uma das características que ajudou os cientistas a identificá-lo como um terópode, grupo ao qual pertence o Tiranossauro rex e os ancestrais dos pássaros modernos.

“O registo de terópodes do período médio do Cretáceo na Europa não é assim tão grande, por isso, é realmente emocionante poder aumentar a nossa compreensão da diversidade de espécies de dinossauros dessa época”, afirma o paleontólogo Chris Barker, num comunicado da Universidade de Southampton.

Segundo o mesmo site, embora esta ilha britânica seja bem conhecida pelos fósseis de dinossauros, o solo em que estes foram encontrados era composto por depósitos marinhos, o que significa que este espécime acabou a sua vida num habitat marinho.

Como só têm quatro fósseis à disposição, os investigadores estão à procura de mais restos mortais para ter a certeza da sua descoberta sobre o V. inopinatus. O estudo vai ser publicado em breve na revista científica Papers in Palaeontology.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.