Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava “morta”

3

Yuri Gripas / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que “a NASA estava fechada e morta” até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na comunidade científica.

Na publicação, citada pelo Futurism, Trump incluiu uma ligação que remete para uma publicação da NASASpaceflight, na qual é mencionado o lançamento bem-sucedido da nave da SpaceX – empresa de Elon Musk -, que envolve a NASA apenas indiretamente.

A polémica em torno da publicação prende-se, primeiramente, com o facto de Trump poder ter confundido a nave espacial da SpaceX com o voo da nave Crew Dragon, realizado no mês passado, este sim estreitamente coordenado com a NASA.

O facto de o Presidente ter dito que a NASA estava “fechada” e “morta” aumentou a polémica, com críticas de ex-astronautas e representantes de órgãos de comunicação. Na verdade, muitos dos sucessos recentes da agência se devem a décadas de trabalho que antecedem Trump e, em alguns casos, a administração Obama, frisou o Futurism.

Em reação à publicação do Presidente, o antigo astronauta da NASA Scott Kelly escreveu no Twitter que “grandes líderes assumem a culpa e passam adiante o crédito”.

Na mesma rede social, o escritor sénior da SpaceNews, Jeff Foust, indicou: “O teste da nave estelar que o Presidente” refere “não tem nada a ver com a NASA; é um esforço privado da SpaceX”.

“Curiosa para saber de onde vieram todos os funcionários da NASA, se a agência esteve fechada por tanto tempo”, escreveu por sua vez a jornalista do Verge, Loren Grush.

“Isso presta um desserviço às quase 17.000 mulheres e homens dedicados da NASA”, escreveu também o ex-funcionário da SpaceX, Phil Larson.

O recente sucesso da SpaceX em trazer astronautas com segurança na Crew Dragon remonta ao Programa de Carga Comercial de 2006, estabelecido cerca de uma década antes da eleição de Trump. O desenvolvimento do programa cresceu substancialmente durante o primeiro mandato de Obama.

O recente lançamento do Perseverance, da NASA, destinado a Marte, também se baseia em décadas de trabalho, com o desenvolvimento dos seus instrumentos a remontar a 2013.

Trump tentou aumentar o orçamento da NASA nos últimos anos, embora ainda não esteja claro quanto a agência vai receber do Congresso no próximo ano.

ZAP //

3 Comments

  1. Depois de levar com os pés nas próximas eleições, arranjem-lhe um centro de dia onde possa brincar a ser tudo e mais sete botas. O tipo, além de incompetente para a presidência, está gágá.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.