/

Artistas usam música eletrónica para salvar pássaros ameaçados de extinção

s9-4pr / Flickr

Guardabarranco.

Um grupo de artistas produziu um álbum de música eletrónica com o chilrear de pássaros ameaçados de extinção. As receitas revertem para os esforços de preservação das espécies.

“A Guide to the Birdsong of Mexico, Central America and the Caribbean” é um álbum de música eletrónica criado por um grupo de DJs e compositores com o objetivo de salvar pássaros em vias de extinção. Os lucros conseguidos com a venda do álbum vão diretamente para o combate pela preservação destas espécies.

A música é feita com base no próprio chilrear dos pássaros e a ideia partiu de Robin Perkins, DJ britânico de 33 anos. O primeiro volume do álbum foi produzido em 2015: “A Guide to the Birdsong of South America”.

“Todo o projeto nasceu dessa ideia de pegar no chilrear de pássaros ameaçados de extinção e desafiar músicos a fazer uma música com ele, e assim tentar casar estes mundos de ativismo de conservação, canto dos pássaros e música eletrónica”, diz Rob Perkins, citado pela rádio norte-americana NPR.

Perkins convidou artistas de cada um dos países dos pássaros ameaçados de extinção. “O mais bonito da música eletrónica é que ela abre toda essa caixa de ferramentas que de outro modo você não conseguiria, certo?” salienta o artista britânico. “Assim, você pode recolher uma amostra do canto de um dos pássaros e fazer 5 milhões de coisas. Você pode transformá-lo num instrumento. Você pode inverter, adicionar efeitos, experimentar”.

A artista nicaraguense Tamara Montenegro foi uma das convidadas para o novo álbum. O pássaro escolhido foi o Guardabarranco.

“Para mim, foi uma escolha muito óbvia”, conta Montenegro. “Quando era criança, eu via esse pássaro a voar livremente e encontrar parceiros no meu quintal durante o pôr-do-sol. Era um momento bonito e místico todos os dias”. A desflorestação é responsável pela perda da sua população.

Tal como no primeiro álbum, todos os lucros do novo lançamento são para apoiar organizações específicas, incluindo a Birds Caribbean. A diretora executiva, Lisa Sorensen, explica que o álbum não apenas ajudará os seus esforços, mas também trará benefícios prolongados.

Robin Perkins

A capa do álbum “A Guide to the Birdsong of Mexico, Central America and the Caribbean”

“Pode haver um lugar bonito para se ver pássaros, mas não há trilha, não há sinalização interpretativa para falar sobre o que você está a ver”, diz Sorensen. “Então, estamos a prever que o financiamento desse projeto ajudará a avançar com esses dois esforços: aumentar a oferta e aumentar a procura por turismo sustentável de aves e natureza”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.