/

Há uma nova visão sobre a origem da água na Terra

1

NASA, ESA e Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

A matéria orgânica pode ser uma potencial fonte de água na Terra. Água pode ser produzida dentro da linha de neve, sem qualquer contribuição de cometas ou meteoritos enviados de fora.

Grandes quantidades de matéria orgânica foram encontradas na poeira interplanetária, sendo reconhecidas como remanescentes de grãos interestelares. Isto significa que, ao contrário do que se pensava, a matéria orgânica pode ser uma potencial fonte de água. Contudo, ainda é necessário fazer mais investigação experimental neste sentido.

Um novo estudo sugere que a matéria orgânica interestelar ao ferver poderia produzir um fornecimento abundante de água. De acordo com o Tech Explorist, isto significa que a matéria orgânica pode ser uma fonte de água terrestre. Os resultados deste novo estudo foram publicados em maio na revista científica Scientific Reports.

“Isto sugere que a água pode ser produzida dentro da linha de neve, sem qualquer contribuição de cometas ou meteoritos enviados de fora da linha de neve”, salientam os autores do estudo.

Os cientistas recriaram matéria orgânica em nuvens moleculares usando reagentes químicos, numa mistura que continha H2O, CO e NH3. Foram aquecendo-a gradualmente de 24 a 400ºC.

A amostra foi uniforme até aos 100ºC, mas separou-se em duas fases aos 200ºC. Quanto atingiu aproximadamente 350ºC, verificou-se formação de gotas de água. O tamanho das gotas aumentou à medida que a temperatura aumentava. Além disso, quando a mistura atingiu os 400ºC, formou-se petróleo.

O principal componente do produto aquoso era água pura. Na análise ao petróleo produzido, encontraram-se características semelhantes às do petróleo bruto convencional encontrado na Terra.

“Os nossos resultados mostram que a matéria orgânica interestelar dentro da linha de neve é uma fonte potencial de água na Terra. Além disso, a formação de petróleo abiótico que observamos sugere fontes mais extensas de petróleo para a Terra antiga do que se pensava anteriormente. Análises futuras de matéria orgânica em amostras do asteróide Ryugu, que o explorador de asteroides do Japão Hayabusa2 trará de volta ainda este ano, devem avançar nossa compreensão da origem da água terrestre”, disse o autor do estudo, Skira Kouchi, em comunicado da Universidade de Hokkaido.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.