A mensagem de esperança de Francesco ‘Ciccio’ Caputo no último jogo antes da interrupção do futebol serviu de inspiração para a luta contra o coronavírus em Itália.
Francesco Caputo, conhecido em Itália como Ciccio, é um nome pouco conhecido no mundo do futebol. À parte de meia época que realizou ao serviço do Bari em 2010/11 na Serie A, foi apenas no ano passado que Caputo teve a oportunidade de se mostrar no escalão máximo do futebol italiano.
Depois de brilhar na Serie B com o Empoli, onde marcou 26 golos em 41 partidas, avizinhava-se o maior desafio da carreira do avançado nascido em Altamura. No ano passado, Ciccio marcou 16 tentos, mas não conseguiu evitar a despromoção da sua equipa, que terminou a temporada no antepenúltimo lugar.
O seu bom desempenho chamou a atenção do Sassuolo, que garantiu a contratação dos seus serviços a troco de 7 milhões de euros. A equipa de Emilia-Romagna não poderia ter pedido melhor. Na época que decorre em Itália, Caputo já fez 18 golos, que deixam a sua equipa no oitavo lugar do Calcio.
O seu percurso de sonho por pouco não foi arruinado pela pandemia de covid-19. Inicialmente, Itália foi o país mais afetado no Velho Continente, com os hospitais a não conseguirem dar resposta ao número de pacientes a precisar de ventilador.
A 9 de março de 2020, com 16 milhões de pessoas em confinamento no norte de Itália, o futebol transalpino ainda não tinha sido interrompido. O último encontro antes da pausa foi entre o Sassuolo e o Brescia, num jogo em que Ciccio assinou dois dos três golos da vitória dos ‘neroverdi’.
Foi já em cima do intervalo que o italiano apontou o primeiro golo da partida. De imediato começou a corre em direção ao banco de suplentes, evitando os colegas de equipa que o queriam abraçar. Não para manter o distanciamento social, que na altura pouco se falava, mas sim para ir buscar uma folha de papel.
Após algum esforço a tentar endireitar o papel enrodilhado, Ciccio olhou para as câmaras e mostrou a mensagem que toda a Itália queria ouvir: “Andrá tutto bene. #Restate a casa”. [“Vai ficar tudo bem. Fiquem em casa”].
Esta é uma mensagem partilhada em todo o mundo, com desenhos feitos por crianças e uma palavra de esperança para o futuro. Ciccio inspirou Itália e, aos poucos, a situação vai melhorando.
https://twitter.com/SassuoloUS/status/1237428886079705089