/

Descobertas ruínas de antigo palácio asteca e de casa do conquistador espanhol Cortés

Vicente Alanís / Wikimedia

O conquistador espanhol Hernan Cortés na chegada ao México.

Foram descobertas ruínas de um antigo palácio asteca e da primeira casa do conquistador espanhol Hernan Cortés debaixo de um emblemático edifício da Cidade do México.

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de um antigo palácio asteca, que se tornou a residência do conquistador espanhol Hernán Cortés. As ruínas foram encontradas sob o edifício Nacional Monte de Piedad, uma histórica casa de penhores na Cidade do México.

Segundo a AFP, o edifício escondia pisos de lajes de basalto correspondentes a um espaço aberto do palácio de Axayácatl, o sexto governador asteca de Tenochtitlan entre 1469 e 1481, pai de Moctezuma.

Também foram encontradas as ruínas da primeira casa de Cortés, que foi usada como primeira administração local da Nova Espanha, salientou o Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH).

“Análises posteriores permitiriam concluir que esta foi a residência de Hernán Cortés, após a queda do México-Tenochtitlan, em 1521”, explicou o instituto em comunicado. Debaixo da casa do conquistador espanhol foram ainda encontradas as ruínas de outro piso da era pré-hispânica.

O local “fez parte de um espaço aberto do antigo Palácio de Axayácatl, provavelmente um pátio”, realça a equipa liderada pelos arqueólogos Raúl Barrera e José María García. Barrera diz que os pisos pré-hispânicos “foram os mesmos por onde perambularam os invasores espanhóis e os seus aliados na chegada a Tenochtitlan, a 8 de novembro de 1519”.

Os vestígios encontrados correspondem a materiais reutilizados do Palácio de Axayácatl, que foi destruído pelos espanhóis e pelos seus aliados indígenas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.