//

Irlandês Paschal Donohoe sucede a Centeno no Eurogrupo

Aidan Crawley / Lusa

Paschal Donohoe, ministro das Finanças irlandês, ganhou o frente-a-frente com Nádia Calviño, vice-primeira-ministra de Espanha, à segunda volta e sucede a Mário Centeno no Eurogrupo.

O irlandês Paschal Donohoe é o novo presidente do Eurogrupo, ao vencer esta quinta-feira a eleição para a liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro, anunciou o presidente cessante Mário Centeno.

“Parabéns ao novo presidente do Eurogrupo”, escreveu Centeno no Twitter, numa publicação ilustrada com uma fotografia do ministro das Finanças irlandês, que derrotou na segunda volta a espanhola Nadia Calviño – a candidata apoiada por Portugal –, depois de o luxemburguês Pierre Gramegna ter abdicado cumprida a primeira volta.

Apesar de Nadia Calvino ser indicada como favorita, o irlandês acabou por ser eleito numa segunda ronda, depois do resultado da primeira ronda ter sido inconclusivo. Além de Calvino e Donohoe, estava na corrida o luxemburguês Pierre Gramegna, que desistiu ao fim da primeira ronda.

O sucessor de Mário Centeno no Eurogrupo é encontrado quando algum candidato reunir pelo menos 10 dos 19 votos – o que não aconteceu na primeira volta.

Estou ansioso por trabalhar com todos os meus colegas do Eurogrupo nos próximos anos para garantir uma recuperação justa e inclusiva para todos, à medida que enfrentarmos os desafios futuros com determinação”, disse o ministro irlandês, que assumirá a liderança do órgão na próxima segunda-feira, dia 13 de julho.

Na hora do adeus, Mário Centeno mostrou-se satisfeito com o trabalho dos últimos dois anos do Eurogrupo. Segundo o ex-ministro português, o órgão tornou-se “mais eficaz na gestão de crises” e assumiu “uma posição de comando na coordenação de políticas económicas”.

Mário Centeno foi o primeiro português a presidir ao Eurogrupo, tendo cumprido o mandato de dois anos e meio. No início de junho, Centeno abandonou o cargo de ministro das Finanças de Portugal, ficando assim afastada a possibilidade de continuar à frente do Eurogrupo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.