/

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes.

Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse e dificuldades respiratórias. Além disso, há outros sintomas menos frequentes, mas que também são sinais de que talvez possa estar infetado, nomeadamente dores de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço.

Agora, uma equipa de investigadores identificou um possível novo sintoma: conjuntivite.

Em março, escreve o Tech Explorist, uma canadiana de 29 anos deu entrada no hospital com um caso sério de conjuntivite e sintomas respiratórios mínimos. O tratamento que lhe foi administrado não surtiu grande efeito e um dos médicos sugeriu que a mulher fizesse um teste ao novo coronavírus, que viria a revelar-se positivo.

“O que é interessante neste caso, e talvez muito diferente de como foi reconhecido naquele momento específico, foi que a principal apresentação da doença não era um sintoma respiratório. Foi o olho”, explicou Carlos Solarte, professor na Universidade de Alberta, no Canadá.

“Como não havia febre nem tosse, não fomos levados a suspeitar de covid-19 no início. Não sabíamos que o vírus poderia apresentar-se principalmente nos olhos e não nos pulmões”, acrescentou.

Outros estudos já sugeriram que a conjuntivite pode ser um sintoma secundário em cerca de 10 a 15% dos casos. Graças às revelações deste novo estudo, publicado recentemente na revista Canadian Journal of Ophthalmology, os cientistas perceberam melhor como é que o vírus se pode transmitir através e afetar o sistema de membrana mucosa do corpo.

“É importante garantir que todos estejam bem protegidos. Agora, os nossos oftalmologistas estão a usar luvas, batas e máscaras faciais sempre que veem um desses pacientes. Precisamos de ter cuidado com as medidas de proteção para examinar esses pacientes”, explicou Solarte, citado pelo portal canadiano Folio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.