/

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar.

De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) do Sistema Solar não está a meio do Sol mas antes num lugar próximo da sua superfície, os cientistas conseguiram refinar esta medição até cerca de 100 metros.

Trata-se de uma medida extremamente precisa na escala do nosso vasto Sistema Solar, frisa o portal Futurism, sublinhando que esta não é uma tarefa fácil, uma vez que encontrar o centro gravitacional do Sistema Solar implica analisar todas as forças gravitacionais em jogo: todos os planetas, asteróides e luas deste sistema.

Com todas estas forças gravitacionais na equação – especialmente o “puxão” forte de Júpiter -, o verdadeiro centro gravitacional do Sistema Solar encontra-se logo acima da superfície do Sol, de acordo com as novas medições, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada The Astrophysical Journal.

Com os novos dados, os especialistas podem estudar e monitorizar com mais precisão ondas gravitacionais emitidas por buracos negros supermassivos e pulsares. Munidos de uma melhor compreensão do equilíbrio do Sistema Solar, os cientistas esperam agora que as gravações gravitacionais melhorem consideravelmente.

“Usando os pulsares que observamos na Via Láctea, estamos a tentar ser como uma aranha parada no meio da sua teia (…) O quão bem entendemos o baricentro do Sistema Solar é crítico, pois estamos a tentar sentir o menor formigamento na teia”, exemplificou o astrónomo da NASA Stephen Taylor, citado em comunicado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.