/

Estabilidade sobre rodas. Ascento é o robô com o melhor dos dois mundos

Os robôs com pernas conseguem subir escadas, mas os seus colegas, cuja locomoção é assegurada por rodas, são mais rápidos e menos complexos. O Ascento é o melhor dos dois mundos: com duas pernas “saltitonas” e uma ronda na arte inferior de cada uma, consegue fazer (quase) tudo.

O Ascento foi desenvolvido por uma equipa de estudantes de engenharia do instituto de pesquisa ETH de Zurique, na Suíça, e está agora na sua segunda encarnação – o Ascento 2. De acordo com o New Atlas, a primeira versão foi lançada no ano passado.

A sua locomoção torna-se possível graças à combinação de pernas e rodas, elementos que lhe conferem estabilidade e equilíbrio perante obstáculos inesperados.

Quando percorre pisos nivelados, o robô utiliza as suas duas rodas acionadas por um motor. Perante um obstáculo vertical, como um conjunto de escadas, o Ascento baixa-se ligeiramente para pré-carregar as suas pernas, equipadas com uma mola, e, depois, salta para cima e para a frente. Desta forma, consegue subir as escadas, uma a uma.

As suas pernas também lhe permitem ficar de pé em terrenos irregulares, dobrando os pontos de ligação e mantendo o corpo principal do robô nivelado.

Derrubar este robô não e uma tarefa fácil. Com o novo e aprimorado “cérebro” da versão mais recente, este recurso de flexão de pernas também permite que o Ascento 2 não caia ao ser atingido num dos lados.

Apesar de este robô poder ser controlado remotamente, também é capaz de caminhar de forma autónoma, utilizando câmaras e outros sensores para navegar e mapear em 3D o lugar que o rodeia. Atinge uma velocidade máxima de 8 km/h, uma altura máxima de salto de 0,4 metros de conta com cerca de hora e meia de autonomia.

O Ascento 2 foi apresentado na conferência online de robótica ICRA 2020.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.