/

Isaac Newton escreveu uma receita para curar a Peste Negra: pastilhas de vómito de sapo

P.D. / Wikimedia

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe) , óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

Duas páginas não publicadas das anotações de Isaac Newton no “De Peste”, um livro sobre a praga de Jan Baptist van Helmont, de 1667, vão ser leiloadas online pela Bonham esta semana. Nelas, Newton escreveu uma receita para curar a Peste Negra: pastilhas de vómito de sapo.

Isaac Newton estudava no Trinity College, Cambridge, quando a universidade foi fechada por precaução para travar a Peste Negra, que matou 100 mil pessoas em Londres em 1665 e 1666.

Quando regressou a Cambridge em 1667, começou a estudar o trabalho de Van Helmont. A análise de Newton de “De Peste”, de Van Helmont, médico de renome em Antuérpia quando a cidade foi atingida por uma praga em 1605, é, de acordo com a casa de leilões Bonhams, a afirmação escrita mais substancial que terá feito sobre a praga.

A Bonhams disse, em comunicado, que os trabalhos eram de “profunda importância para o corpo de trabalho de Newton, além de profundamente significativos no contexto atual”.

As anotações incluem o caso de um homem que tocou em “papéis pestilentos, imediatamente sentiu uma dor como uma agulha de picada e desenvolveu uma úlcera pestilenta no dedo indicador e morreu em dois dias”, e a sua observação de que “os lugares infetados pela peste são para ser evitados“.

No entanto, é improvável que algumas das potenciais curas registadas por Newton sejam adotadas atualmente. O cientista escreveu que “o melhor é um sapo suspenso pelas pernas numa chaminé durante três dias, que finalmente vomitou terra com vários insetos, sobre um prato de cera amarela e logo depois morreu. A combinação de sapos em pó com as excreções e soro transformados em pastilhas e usados ​​na área afetada afastou o contágio e retirou o veneno.”

Apesar da posição de Newton, este trabalho nunca foi publicado. Quando Newton morreu em 1727, o seu enorme arquivo foi deixado à sua sobrinha, Catherine Conduitt. Permaneceu na família até 1872, quando o seu descendente, Isaac Newton Wallop, quinto conde de Portsmouth, doou os seus escritos ao Trinity College.

Cambridge manteve apenas os trabalhos matemáticos e científicos e devolveu os escritos mais controversos de Newton sobre alquimia, teologia e filosofia. Esses documentos, incluindo as anotações de Newton sobre Van Helmont, foram vendidos em 1936 a colecionadores particulares, entre eles John Maynard Keynes.

Nunca houve muito interesse nos seus outros escritos até recentemente”, disse Darren Sutherland, especialista da Bonhams.

As páginas serão leiloadas pela Bonhams por entre 80 mil e 120 mil dólares (71 mil e 106 mil euros) até 10 de junho.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.