Itália. Manifestantes desviam as máscaras e protestam contra medidas para conter pandemia

José Coelho / Lusa

Centenas de manifestantes se reuniram em Roma, desviando as suas máscaras dos rostos, para protestar contra as medidas do Governo italiano para impedir a propagação do coronavírus.

Segundo avançou na terça-feira a Time, os manifestantes, que negam a existência do vírus, integram um movimento político criado em 2019 por um antigo general dos Carabinieri – polícia nacional italiana.

O líder dos chamados “Coletes Laranja”, Antonio Pappalardo, disse à multidão, reunida na Piazza del Popolo na terça-feira, que as crianças não devem usar máscaras, ameaçando ‘dar um estalo’ a quem o fizesse.

Antonio Pappalardo acrescentou que se recusa a usar máscara, afirmando: “Estes pulmões são meus. Eu vou cuidar dos meus pulmões. Respirar é sagrado”.

Os manifestantes não obedeceram às diretrizes de distanciamento social estabelecidas pelo Governo. Para Pappalardo, essas medidas de contenção são uma violação da liberdade.

Outros manifestantes afirmaram que a pandemia “nunca existiu” e alegaram que os políticos a utilizaram para aumentar os seus próprios poderes.

A Itália levantou o bloqueio nacional no início de março. O país caminha agora para uma nova fase, com a abertura das fronteiras regionais e externas nesta quarta-feira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.