/

Montanhistas sobem Monte Everest em plena pandemia

Uma equipa escalou o Monte Everest em plena pandemia. Os investigadores dirigiram-se à montanha para fazer novas medições.

Uma equipa de investigadores chineses escalou o Monte Everest, tornando-se os únicos a subir a montanha durante a pandemia de covid-19. Segundo o Europa Press, a equipa encontra-se na montanha para instalar uma antena GNSS (Global Positioning Satellite) para medir a altura do Evereste, que fica na fronteira entre a China e o Nepal.

Após várias análises e processamento de dados, os investigadores vão levar a cabo estudos teóricos e verificações repetidas para determinar a altura exata da montanha, um trabalho que demorará entre dois a três meses.

“Depois de chegarem ao pico, os membros da equipa começaram a erguer equipamentos científicos, numa zona que mede menos de 20 metros quadrados”, avançou uma agência de notícias chinesa, citada pela BBC.

Este tipo de cálculos mais complexos são necessários para que os investigadores possam eliminar erros causados por fatores como a temperatura, a pressão do ar ou o ambiente refrativo.

A China acredita que a altitude do Evereste é de 8.844 metros, depois de ter efetuado medições em 2005. No entanto, o vizinho Nepal diz que são 8.848 metros, uma medição efetuada ainda durante o domínio britânico colonial.

Os efeitos do terramoto de 2015 ainda estão por determinar, mas os cientistas acreditam que o sismo pode ter tido algum impacto nestas medições.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.