/

Mulheres mais velhas têm maior probabilidade de terem gémeos falsos (e os cientistas já sabem porquê)

Um novo estudo internacional que contou com a colaboração de cientistas da Universidade da Austrália Ocidental sugere que as mulheres são mais propensas a conceber gémeos falsos quanto atingem os 30 anos – e explica porquê.

De acordo com a investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na Nature Ecology and Evolution, esta tendência observada em mulheres mais velhas surge como resultado de uma resposta evolutiva para combater a viabilidade em declínio do embrião.

Os cientistas já sabiam que as mulheres têm maior probabilidade de conceber gémeos a meio do seu período de vida reprodutivo, mas os resultados deste novo estudo, frisa o portal Phys, explicam a história evolutiva que sustenta este fenómeno.

O professor Joseph Tomkins, da Escola de Ciências Biológicas da UWA, explica que a frequência da dupla ovulação – libertação de dois óvulos durante o mesmo ciclo menstrual – evoluiu para manter a fertilidade feminina.

“O nosso trabalho sugere que a probabilidade de libertar dois óvulos aumenta à medida que as mulheres envelhecem devido a uma resposta evolutiva para travar o declínio da viabilidade embrionária associado à idade”, disse o especialista da universidade australiana, citado em comunicado, frisando que se trata de uma questão de evolução.

“Recorrendo a testes simulados, fomos capazes de demonstrar que, em populações ancestrais, a evolução favorecia um cenário na qual dois óvulos são libertados mas em que apenas uma criança nasce, sugerindo que o nascimento de gémeos falsos é um subproduto da seleção pela fertilidade, e não uma forma de aumentar a produção reprodutiva”.

“Esta investigação oferece insights importantes sobre a forma como o nosso passado evolucionário ainda influencia as nossas vidas modernas, com as taxas de conceção de gémeos falsos a crescer à medida que as mulheres ‘adiam’ cada vez mais a gravidez”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.