/

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

1

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o poder da mente.

“Ainda não chegamos a esse ponto”, adianta o investigador Joseph Makin em declarações ao jornal britânico The Guardian. “Mas acreditamos que isto pode ser a base para uma prótese de fala”.

As experiências para construir esta tecnologia contaram com a participação de quatro voluntários. Foi-lhes pedido que lessem em voz alta, várias vezes, 50 frases diferentes. A equipa de investigadores foi rastreando a sua atividade neural enquanto os voluntários falavam.

Os cientistas usaram a informação recolhida para treinar um algoritmo capaz de interpretar os sinais neurais, mesmo quando as frases não eram ditas em voz alta. Os resultados do estudo foram publicados, esta semana, na revista científica Nature Neuroscience.

Por enquanto, a tecnologia apresenta algumas lacunas, realça o Futurism, já que funciona melhor em frases com as quais o sistema já foi treinado. Todavia, a sua precisão é notável, contando com uma taxa de erro de apenas 3%.

Os investigadores esperam que, no futuro, esta inovação possa ser usada por pessoas que não conseguem escrever ou falar devido a um síndrome ou algo semelhante.

O especialista Christian Herff, que não participou no estudo, mostrou-se empolgado com o sistema. No entanto, deixou uma ressalva: “É claro que esta é uma investigação fantástica, mas estas pessoas também podem usar o ‘OK Google’“, disse, ainda que esta aplicação da Google não seja de tradução de pensamento, mas sim de discurso em voz alta.

ZAP //

1 Comment

  1. Declaro eu que gostaria de saber se as 4 pessoas existe à autorização de estudos , porque aqui eu minha residência invadiram e transformaram minha vida um inferno de tortura macabra e desumana e o desligamento de cegueira em meus olhos e escrúpulos ,São Paulo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.