/

Cientistas descobriram fragmento de um antigo continente no Canadá

1

NASA / Michael Studinger / Wikimedia

Ilha de Baffin, no Canadá

Cientistas descobriram um fragmento de um antigo continente na ilha de Baffin, no norte do Canadá.

Ao analisar amostras de exploração de diamantes da ilha de Baffin, no Canadá, cientistas identificaram uma assinatura mineral que nunca esperavam encontrar, avança o site Science Alert.

Esta ilha, localizada perto da Gronelândia, tem uma área de mais de 500 mil metros quadrados, fazendo dela a maior ilha do Canadá e a quinta maior do mundo.

“Os quimberlitos são foguetes subterrâneos que recolhem passageiros a caminho da superfície. Os passageiros são pedaços sólidos de rochas nas paredes que carregam uma riqueza de detalhes em condições muito abaixo da superfície do nosso planeta ao longo do tempo”, explica a geóloga Maya Kopylova, da Universidade da Colúmbia Britânica.

Neste caso, estas rochas tinham uma assinatura mineral que coincidia com outras partes do Cráton do Atlântico Norte (NAC), uma parte antiga da crosta continental da Terra.

“A composição mineral de outras partes do Cráton do Atlântico Norte é tão única que não houve dúvidas. Foi fácil juntar as peças. Os cratões antigos adjacentes no norte do Canadá têm mineralogias completamente diferentes”, explica Kopylova, autora principal do estudo publicado, em janeiro, na revista científica Journal of Petrology.

A placa continental do NAC dividiu-se em fragmentos há 150 milhões de anos e, atualmente, estende-se desde o norte da Escócia, da Gronelândia e da província canadiana de Labrador. O fragmento recentemente identificado adiciona aproximadamente 10% à extensão conhecida do Cráton do Atlântico Norte.

“Com estas amostras, podemos reconstruir as formas dos continentes antigos com base em rochas mais profundas do manto. Agora podemos entender e mapear não apenas a camada mais fina da Terra, que representa 1% do volume do planeta, mas o nosso conhecimento é literal e simbolicamente mais profundo”, conclui Kopylova.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.