As torneiras das casas de Settecani, uma vila perto de Modena, em Itália, deitaram vinho em vez de água no dia 4 de março. Não foi um milagre, mas sim apenas uma falha técnica.
De acordo com o jornal italiano Gazzeta di Modena, a falha aconteceu numa vinícola próxima, em que o mau funcionamento de uma válvula de um depósito fez com que o vinho fosse acidentalmente bombeado para o abastecimento de água local, segundo o que descobriram os técnicos mais tarde.
Os moradores disseram que o cheiro do líquido rosa que saía das suas torneiras era inconfundivelmente o do vinho Lambrusco Grasparossa, que é produzido localmente.
A vinícola desculpou-se numa publicação no Facebook, explicando que havia um problema com uma válvula de circuito na linha de engarrafamento. “Era apenas vinho que já estava pronto para ser engarrafado!”, escreveu.
O peculiar incidente foi resolvido no mesmo dia, de acordo com as autoridades locais, que confirmaram ainda que vinho que chegou às casas era um “líquido alimentar não nocivo” e “isento de riscos”.
Isso é uma boa notícia porque, de acordo com o jornal italiano The Local, muitos dos moradores aproveitaram a circunstância para engarrafar o máximo de álcool possível.