Em meados da década de 70, o antigo pugilista Ronnie Russell recebeu uma medalha (George Medal) das mãos da rainha Isabel II por ter salvado a sua filha, a princesa Ana, de uma tentativa de sequestro em Londres.
Agora, conta a britânica BBC, Russell vendeu a medalha num leilão por 50.000 libras (57 mil euros) para conseguir pagar o próprio funeral. O comprador pediu anonimato.
O homem, agora com 72 anos, contou que vendeu a medalha porque enfrenta problemas financeiros. “Quero saber que fiz o suficiente para pagar o meu próprio funeral.
Na audição, o homem disse ainda que “nunca” pensou vender a medalha, segunda maior honra civil britânica, mostrando-se, contudo, “assombrado” com o valor que vai receber pela mesma. “Dá-me oportunidade de fazer coisas que nunca tinha pensado”.
“A medalha é atribuída pela rainha, mas quero agradecer-lhe como mãe da Ana“, disse a rainha Isabel II, citada pela revista Sábado, na altura em que entregou a condecoração.
Foi em 1974 que Russell salvou a princesa Ana, dando dois socos a Ian Ball que, com uma arma, tentou sequestrar a filha da rainha no centro de Londres.
Salvado?
Sim, salvado.
Ter salvado, ser/estar salvo.