//

Na Suécia, o dinheiro está obsoleto. E-krona é o futuro

9

zcopley / flickr

O Riksbank, banco central da Suécia, anunciou o lançamento de um projeto-piloto de um ano da sua proposta para o “e-krona”. O projeto usará a tecnologia de contabilidade distribuída inspirada nas blockchains que executam criptomoedas.

O dinheiro físico está a caminhar para a obsolescência na Suécia. Quase toda a gente usa uma aplicação de pagamento móvel chamado Swish. Estima-se mesmo que os comerciantes possam deixar de aceitar dinheiro até 2023.

Isto está a preocupar os banqueiros centrais do país por dois motivos. Primeiro: temem que, se a infraestrutura de pagamento for deixada completamente para o setor privado, certos grupos poderão ser excluídos. Segundo: se as pessoas perdem a capacidade de converter o que está nas suas contas bancárias comerciais numa forma de “dinheiro” apoiado pelo governo, pode minar a sua fé no sistema monetário.

É por isso que, há alguns anos, o Riksbank começou a investigar a possibilidade de uma moeda digital apoiada pelo Estado que poderia desempenhar um papel semelhante ao que o dinheiro físico desempenha hoje.

Em declarações ao Technology Review, o economista do Riksbank, Gabriel Söderberg, argumentou que, embora as empresas privadas sejam motivadas pelo lucro, o banco central estaria focado em oferecer um bem público. O objetivo é criar um sistema de pagamento digital que seja fácil de usar e acessível a todos.

“Atualmente não há decisão sobre a emissão de uma e-krona, como uma e-krona pode ser projetada ou que tecnologia pode ser usada”, disse Söderberg. “Essa decisão é demasiado grande para um banco central, pelo menos no contexto sueco”.

Assim, para ser feita esse decisão, será preciso envolver o público sueco. De acordo com um comunicado, o projeto piloto será executado até o final de fevereiro de 2021. Porém, poderá haver mais testes.

ZAP //

 

9 Comments

  1. tendo em conta que o actual tb vale tanto qto as notas do monopólio, não haverá então grande diferença.

    a moeda fiduciária actual só tem valor pq os Estados através da FORÇA/lei lhes conferem validade pq esta não tem qq valor intinseco, é criada do ar, ou melhor, através do débito, não passa de um número na imensa base de dados bancária.

    qto às pesudo-moedas criptográficas são a melhor maneira para controlar o zé povinho, daí a preparação das cabecinhas para a sua introdução em larga escala.

  2. Moedas digitais
    Hackers tentando invadir diariamente contas bancarias online e sacar as tais moedas digitais para as proprias contas.
    Não podem dizer que é 100% seguro pq ja invadiram todo o tipo de sites e isto nao seria excepção.

  3. Ainda esse ano de 2020 no Brasil teremos o sistema Pix, não será um criptomoeda, mas creio que será o início do fim do dinheiro em espécie.

  4. A suscetibilidade da invasão de contas está no fato de elas serem acessíveis por um meio que pode ser burlado, e isso não é nem de longe uma particularidade das moedas digitais. Você nunca acessou sua conta pela internet?

  5. isto esta cada vez mais assustador !globalmente estamos a ser manietados por escroques e idiotas ! de um lados os vigaristas e de outro os utopicos ,qual destes dois grupos o mais perigoso ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.