/

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam.

A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, sugere um novo estudo. Esta descoberta pode potencialmente mudar a forma como os cientistas olham para os vasos sanguíneos. Além disso, pode ainda ajudar a desenvolver tratamentos para doenças como a aterosclerose.

“No nosso estudo, o tecido adiposo perivascular reduziu a tensão que os vasos sanguíneos experimentam quando esticam. E isso é bom porque o vaso gasta menos energia. Não está sob tanto stresse”, explica a autora do estudo publicado este mês na revista científica Scientific Reports, Stephanie Watts.

“O que tornou a descoberta tão interessante é que o tecido adiposo perivascular foi amplamente ignorado por investigadores que pensaram que o seu principal trabalho era armazenar lípdos e fazer pouco mais. Agora, as suas descobertas, baseadas em resultados anteriores, podem ajudar a redefinir a maneira como os cientistas veem os vasos sanguíneos”, acrescentou.

Atualmente, de acordo com o Tech Explorist, a comunidade científica divide os vasos sanguíneos em três partes. No entanto, Watts espera que os cientistas reconheçam o tecido adiposo perivascular como a quarta camada.

Para testar o potencial deste tecido, os investigadores realizaram testes de laboratório em ratos e verificaram que aqueles que tinham o tecido adiposo perivascular intacto tinham menos tensão do que aqueles que não tinham.

Fiquei estupefacta quando vi que os pedaços com gordura circundantes relaxavam bem mais do que aqueles sem”, confessou Watts.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.