/

Cerca de 41% da energia utilizada para aquecer casas em Portugal é renovável

Portugal é o sétimo país da União Europeia (UE) que mais utiliza as energias renováveis para aquecimento ou arrefecimento dos espaços, destacando-se no recurso às energias “limpas” ao registar uma percentagem que é quase o dobro da média europeia.

Segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat, referidos pelo ECO, em 2018, as energias renováveis em Portugal representaram 41% do total de energia utilizada para aquecimento e arrefecimento. Em 2008, a percentagem era de 37%.

Entre os 28 Estados-membros da UE – ainda com o Reino Unido -, foram utilizadas apenas 21% do total de energia proveniente de fontes renováveis. Portugal tem quase o dobro da percentagem registada.

De acordo com o Eurostat, a nível europeu passou-se de 12% em 2004 para 21% em 2018, sendo a indústria, os serviços e as famílias os que mais contribuíram para este feito.

A Suécia lidera o ‘ranking’, com 65% da energia utilizada para aquecimento e arrefecimento proveniente de fontes renováveis. Seguem-se a Letónia (56%), a Finlândia (55%) e a Estónia (54%).

Já na Irlanda e na Holanda apenas 6% desta energia é utilizada para aquecimento e arrefecimento dos espaços, seguida da Bélgica (6%) e do Luxemburgo (9%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.