/

Polícia de Nova Iorque prestes a trocar blocos de notas por iPhones

Justin Lane / EPA

A Polícia de Nova Iorque, nos Estados Unidos, está prestes a trocar os seus emblemáticos blocos de notas em papel por uma aplicação que será disponibilizada através de um iPhone, avança o The New York Times.

De acordo com o jornal norte-americano, que avança a notícia, a medida, que visa dar mais um passo no âmbito da transição digital, entra em vigor já a 17 de fevereiro.

A partir desta data, os agentes de autoridade deixarão os seus blocos de notas em papel, que são utilizados para fazer um relato detalhado de uma operação, detenção ou crime.

Segundo o NYT, os blocos de notas são centenários e podem mesmo ser as ferramentas de trabalho mais antigas utilizadas pelos agentes norte-americanos. “É basicamente a nossa Biblía”, admitiu o oficial Ramses Cruz em declarações ao jornal.

Os blocos de notas serão substituídos por uma aplicação especialmente projetada para o efeito, onde os agentes passarão a fazer os seus relatos. Estas informações serão depois armazenadas numa base de dados, associadas sempre a uma data, hora e localização.

A transição para o digital e a substituição do papel pelo iPhone vai trazer uma série de vantagens: não há informações perdidas (situação que antes podia acontecer caso o agente perdesse o bloco ou não percebesse a caligrafia do redator); os registos podem ser utilizados e consultados a longo prazo, mesmo que o responsável pelas anotações se retire do serviço, por exemplo; e evita-se ainda a adulteração posterior dos registos.

A implementação da nova aplicação “dá-nos possibilidade que não tínhamos antes, quando os memorandos eram deixados nos armários do policias e não tínhamos acesso a uma grande quantidade de informações”, observou Anthony Tasso, comandante do Departamento de Tecnologia e Informação.

O jornal norte-americano nota ainda que a Polícia de Nova Iorque aplica, já há alguns anos, medidas de evolução tecnológica. A partir de 2015, começou a distribuir smartphones pelos seus agentes, havendo atualmente cerca de 37.000 iPhones em utilização.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.