/

Governo de Rajoy gastou 500.000 euros de fundos públicos para destruir provas num caso de corrupção

1

Partido Popular / Facebook

Mariano Rajoy, ex-primeiro-ministro e líder do Partido Popular espanhol

O Governo do Partido Popular (PP), sob a liderança do antigo primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, gastou 500.000 euros de fundos públicos para destruir provas que envolvem esta força política num caso de corrupção que está a ser investigado pela Justiça de Espanha.

A notícia é avançada esta segunda-feira pela rádio espanhola Cadena SER, que diz ter tido acesso a documentação classificada como secreta pelo Governo.

De acordo com a imprensa espanhola, o ministério do Interior alocou os 500.000 euros entre 2013 e 2015 na apelidada “Operación Kitchen“, que tinha como objetivo espiar o ex-PP Luis Bárcenas, que teria em sua posse informação que comprometia líderes do PP.

A operação visava recuperar e destruir as alegadas evidências que envolviam dirigentes da força política conservadora, protegendo os seus representantes, conta o espanhol Público.

O meio milhão de euros foi utilizado, entre outras coisas, para subornar o motoristas de Bárcenas, bem como para colocar câmaras e microfones na sua casa, onde terá guardados os documentos comprometedores. O montante serviu ainda para financiar o acompanhamento de toda a família do ex-PP, incluindo a sua governanta.

Os documentos citados pela rádio espanhola indicam ainda que a verba serviu ainda para pagar a um falso padre que, com uma arma de fogo, terá sequestrado a esposa e o filho de Bárcenas, tentando levas as provas que estariam em sua casa.

Segundo escreve a Cadena Ser, só estavam a par da “Operación Kitchen” dirigentes políticos e alguns polícias, liderados pelo ex-diretor da Polícia Nacional Eugenio Pino.

 

ZAP //

1 Comment

  1. E vivemos em democracia sim senhor! Bem… pior ditadura que esta suposta “democracia” impõe não é fácil haver, só me lembro da Coreia do Sul, China e quiçá Rússia. É isto, $$$ e poder e tudo é possível. E esta gente não é fuzilada porquê?!?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.