Numa aldeia da Índia, há quem tenha de se disfarçar de urso para assustar macacos

Os moradores da vila de Sikandarpur, na Índia, estão a tomar passos inusitados para se tentarem livrar de milhares de macacos que invadiram a aldeia.

De acordo com o Hindustan Times, Sikandarpur é atormentado por macacos há algum tempo. Os animais são famosos por causar varios tipos de caos, desde atacar crianças que veem como presa fácil até atirar tijolos e pedras contra pessoas de alto estatuto.

A vila relatou uma população estimada em 5.400 humanos e 2.000 macacos. Os primatas são atraídos para a habitação humana porque têm fácil acesso a comida e não há predadores.

No entanto, um grupo de cidadãos de Sikandarpur decidiu tomar medidas. Os moradores reuniram dinheiro para comprar um trio de disfarces de urso a uma maquilhadora por menos de 21 euros cada. Duas pessoas fazem turnos, vestindo as roupas e caminhando de um lado para outro, fingindo ser um grande predador para assustar os macacos.

“Agora começamos a revezar-nos, usando o disfarce de urso e vagueandp pela vila. Foi um parente que me falou desta a ideia e está realmente a funcionar”, disse Ram Lalit Verma, chefe da vila, em declarações aos jornalistas.

A jogada parece ter sido bem-sucedida, já que têm havido menos relatos de ataques de macacos.

M.N. Singh, o responsável florestal subdivisional da cidade de Shahjahanpur, está a planear uma visita à vila para avaliar a eficácia dos disfarces dos ursos. O responsável culpa a falta de financiamento pela incapacidade da sua agência de manter os macacos longe dos habitats humanos.

Uttar Pradesh têm lutado com sua crescente população de macacos há algum tempo. A desflorestação está a reduzir o habitat natural dos animais, fazendo com que migrem em maior número para áreas urbanas e rurais.

Em junho de 2018, o India Today noticiou uma série de ataques de macacos em Vrindavan, uma cidade que atrai peregrinos religiosos ao templo hindu. Os monges que lá moravam fugiram da área e os moradores pediram dinheiro para instalar barras de ferro nas janelas para manter os animais afastados.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.