A Polícia Marítima detetou na madrugada desta quarta-feira uma embarcação com 11 imigrantes ilegais a bordo junto a Olhão, três dos quais tiveram de ser transportados ao Hospital de Faro para despistar problema de saúde.
Segundo disse à agência Lusa o comandante André Morais, da Polícia Marítima de Olhão, distrito de Faro, a embarcação de madeira foi detetada cerca das 4h30 e a bordo estavam 11 homens, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos, “provavelmente vindos do Norte de África”, que não tentaram fugir.
“Foram levados para o comando da Polícia Marítima de Olhão para tentativa de identificação e serão entregues ao Serviço de estrangeiros e Fronteiras“, explicou.
O comandante do porto de Olhão explicou que os três homens foram encaminhados para o Hospital de Faro “para despistar eventuais problemas de saúde”, pois apresentavam dores abdominais. Um dos homens tinha ainda um traumatismo numa perna, que pode ter resultado de alguma queda durante a viagem, adiantou a fonte.
Este é, recorda a Renascença, o terceiro caso deste género no Algarve. A última situação aconteceu em dezembro de 2019, quando oito jovens – entre os 16 e os 20 anos – desembarcaram numa praia de Monte Gordo.
Antes disso, em dezembro de 2007, as autoridades detetaram um grupo de 19 imigrantes alegadamente provenientes de Marrocos na ria Formosa, junto a Olhão. O destino era Espanha, de acordo com o jornal Público, mas a embarcação perdeu o rumo devido ao mau tempo, acabando por ficar quatro dias à deriva antes de dar à costa. Alguns dos migrantes tiveram de ser assistidos no local devido a problemas de hipotermia e desidratação
Durante 2018 e 2019, Portugal acolheu 129 pessoas resgatadas por navios humanitários.
Segundo o Expresso, os 11 imigrantes ilegais são “amigos” do grupo de oito migrantes que chegou à praia de Monte Gordo em dezembro e que foi acolhido no quadro de proteção internacional.
O semanário escreve ainda que o “sucesso” do primeiro grupo ditou a viagem do segundo, a partir da mesma cidade costeira, El Jadida, a 90 quilómetros de Casablanca.
ZAP // Lusa
Ainda faltam os oa amigos dos amigos destes e amogos dos que já cá estão e por aí fora.
Eu não sou contra mas acho que está tempo de colocar uma “rolha” nesta imigração.
Se não houver controlo estes amigos vão telefonar aos amigos e um dias destes estamos todas as semanas a
receber marroquinos.
Em 1000 refugiados encontra-se 10 mesmo com vontade de trabalhar, 20 para viver á maneira e os restantes
970 pra viver à custa dos subsidios enquanto durar e depois qunado acaba vão para Espanha até chegarem à Alemanha. Será que ninguém abre os olhos ou todos andam cegos ?
Caro PK,
Achei uma certa piada ao seu “Eu não sou contra…” mas tudo o escreve a seguir demonstra o contrário disso mesmo. É livre de ter a sua opinião, mas pelo menos sejas coerente no que escreve.
Nem o país está preparado para receber tanta gente. É que não se trata só desses “grupinhos” que chegam de vez em quando à costa algarvia, mas dos que chegam todos os dias aos aeroportos vindos do Brasil, Nepal, India, Kurdistão, Gâmbia, etc…etc… e os que chegam de autocarro vindos da Roménia, Moldávia, Russia, etc…etc… depois andam aqui no lixo fazendo fila a meio da tarde, sentados perto dos contentores do lixo dos hipermercados à espera do que os empregados deitam para lá ao final do dia. Pq não se informam das condições económicas/financeiras do país? Vivemos num mini retângulo à beira mar plantado,que tem sido mais ou menos calmo até agora, mas quanto mais pessoas existirem cá, pior será. Vamos à Seg. Social está sempre cheia com esses migrantes. O país é minúsculo e eles querem alargá-lo? Se vermos os youtubers brasileiros que cá vivem a dizer maravilhas disto, incentivando outros a virem também, que o país tem muita segurança, é tudo muito barato, as rendas são baratas, comprar casa e carro é fácil (dizem eles) pq além do trabalho que fazem ainda cobram dos que vêm para cá pela ajuda que lhes dão. Outro dia vi um vídeo de um casal a dizer que os brasileiros tinham mudado todos do Brasil para Cascais, tal era a quantidade que eles ouviam falar, que só ouviam brasileiro e português de cá, não ouviam ninguém. Como querem meter tanta gente em tão pouco espaço, se eles têm um país de 200 e poucos milhões de habitantes, mas para viajarem levam horas dentro de um avião e ficam no mesmo país? Quanto aos muçulmanos, alugam um buraco qualquer para 4 ou 5, vão lá os senhorios e deparam-se com 15 ou mais, como me têm contado e sem saberem que lá estavam tantos.
Os imigrates vao destruir Portugal,,, voçes todos vaose deitar na cama q fizeram!!!
Em inglaterra ja proibiram , isso nem masi um entra la,,, e se entrarame ninguem lhes pode dar emprego porque a multa por dar emprego a um imigrante ilegal e bem pesada. Ingleses sao espertos sabem-se governar, ao contrairo dos ingleses q ao começar a recuperar Portugal vai cair na rotura TOTAL !
Quem avisa, amigo é, sou especilasita em ECONOMIA e antropologia social!
Coloquem os olhos na Grécia e Itália, diáriamente invadida por migrantes ilegais
Mau, mau Maria… Então “diáriamente”… A Maria também é imigrante ou apenas andou distraída nas aulas?!
Subscrevo inteiramente. Isto é um regabofe, é só parasitas..
um dia a europa ninguém vai saber a quem pertença a europa, culpa são os governos de todos os países que os recebe, Portugal agora sim vai ser uma Grécia, como foi bem dito custou o primeiro grupo, agora é só os contar, é que vem para cá mas trabalhar ta quieto.
Nao kerias uniao europeia,agora mama!!!!!
Vao se deitar na cama q fazem!!!!
mas aculpa é dos tais contra o racismo, mas na hora da verdade todos virem o cusinho para outro lado
Deportação JÁ!!!!!
Não há problemas a qq nivel em Marrocos…
Sr Saraiva, desculpe que o contrarie, mas há problema sim senhor…. eles para viverem lá têm de trabalhar, cá vivem à pála da Seg. Social e não fazem nada. Bem os vemos nas ruas em grupos com smartphones caros nas mãos, sempre a falarem com alguém. Ainda hoje encontrei um grupo de 11, cerca de metade iam ao telemóvel. Há pouco tempo li na imprensa que um marroquino estava em Espanha a receber casa do Estado e 800 euros por mês para as despesas… e sabe o que descobriram? Que havia 2 anos ele tinha chegado a Espanha, estava vivendo à pála dos espanhóis e preparava um atentado terrorista em Espanha. Bonito, não? Estava a cuspir no prato de quem lhe estava a dar de comer e a forma de pagar a casa e os 800€ era preparar um atentado para matar o maior nº de pessoas possível e destruir algum monumento, como aconteceu há anos com uma das Catedrais espanholas. Por acaso descobriram a tempo os planos dele e qdo não descobrem? Quantas vezes essa gente vive discretamente perto de vizinhos que nem desconfiam que muitos deles são procurados pela Interpol?
Ainda hoje falaram nas noticias do aumento dos sem abrigo em 157% em Portugal.
A juntar a isso, temos milhares de Portugueses que trabalham e mesmo assim passam dificuldades.
Acho que devemos cuidar primeiro dos nossos e depois sim, ajudar os outros no que podermos.
São Turistas que vieram em Peregrinação ao Santuário de Fatima. Há que oferecer uma Bíblia e um Terço a cada um em sinal de boas vindas !……..Vá não sejam mesquinhos caros colegas comentadores !
Só não entendo uma coisa, ora que eu saiba marocos não esta em guerra, não tem um regime ditatorial, as restrições de liberdade são provocadas pela religião que eles veneram. Logo são clandestino !!!!
Está a começar a cadeia de imigração via marítima para Portugal, os primeiros vieram e foram bem recebidos, os segundos já vieram por intermédio de informação dos primeiros, a lista engrossa e brevemente teremos aí africanos a desembarcar todos os dias nas nossas costas marítimas, depois teremos os mesmos problemas que outros países europeus já têm; não haverá governo com autoridade suficiente para evitar uma catástrofe para o país?
a Grécia como a Turquia e outros países ficam com os migrantes porque recebem milhões de euros para que não tenhamos que ser nós, senão fosse o dinheirão.. e tratam-nos como porcos, acham que eles queriam saber de alguém, agora nós palhaços temos logo do melhor para eles mais do que para nós própios, como viram 3 deles foram logo atendidos por um médico, e nós estamos meio ano ou mais para uma consulta, e não pagam nada só despesa, é coloca-los no barco que os trouxe e tomem lá gasolina e não voltem.
A culpa é vossa… continuem a votar nessa pan leiragem do politicamente correto e vão ver o que vos vai acontecer… esperem pela pancada!!