/

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita.

Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando é que as mulheres entrarão na menopausa: a partir de uma simples análise ao sangue. A nova investigação, publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, baseou-se na medição do nível da hormona anti-Mülleriana (AMH) para prever o fim da menstruação.

O teste de sangue, desenvolvido por uma equipa da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, consegue prever, com dois anos de antecipação, a altura em que uma mulher vai entrar na menopausa. Este é um grande passo na Ciência, uma vez que, atualmente, não existe nenhuma forma atempada de saber em que momento é que termina o período fértil, fazendo com que as mulheres sejam apanhadas de surpresa com os sintomas.

Quando uma mulher nasce, os seus óvulos já estão formados no seu corpo, mas esta “reserva” vai diminuindo a cada mês, até parar de menstruar. A hormona anti-Mülleriana serve como um indicador de quantos óvulos restam a uma mulher, o que ajuda a prever o fim da sua idade fértil.

O teste desenvolvido pelos investigadores mede os níveis da hormona anti-Mülleriana no sangue, que refletem a quantidade de folículos em crescimento. De acordo com os cientistas, citados pelo New Scientist, se este nível estiver baixo, significa que os óvulos estão a acabar – e é sinal de que a menopausa está a chegar.

Os testes para a criação deste exame, chamado MenoCheck, foram feitos a 1.537 mulheres, entre os 42 e os 63 anos. A comunidade médica afirma que as mulheres destas idades podem beneficiar muito com esta deteção antecipada de uma menor quantidade de folículos.

“Estabelecer uma maneira de medir o tempo que resta até ao período menstrual final tem sido o Santo Graal das pesquisas sobre menopausa“, disse Nanette Santoro, uma das investigadoras, em comunicado.

A especialista acredita que o novo exame vai ajudar as mulheres a tomarem decisões sobre uma eventual gravidez: “Poderão tomar melhores decisões médicas com as informações mais completas oferecidas pelas novas medidas hormonais anti-Müllerianas”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.