/

A História já antecipava a moda dos gurus do fitness dos dias de hoje

1

D. Bernard & Co / Wikimedia

O halterofilista Eugen Sandow era uma espécie de “fitness influencer” da era vitoriana.

A preocupação com a estética do nosso corpo não é algo recente e os chamados “fitness influencers” têm raízes que se estendem à era vitoriana, no Reino Unido.

A era vitoriana no Reino Unido é frequentemente lembrada como uma era de inovação industrial, moral firme e trabalho duro. Quando imaginamos o estereotipo de um vitoriano, não pensamos em celebridades halterofilistas ou donas de casa a praticar crossfit.

Mas acontece que a nossa obsessão pela estética física não se deve apenas a estrelas do século XX como Jane Fonda, Arnold Schwarzenegger e Dwayne “The Rock” Johnson. De facto, a era vitoriana viu o início da cultura moderna de fitness para celebridades e novas formas de exercício.

A moda vitoriana do fitness pode ser rastreada até à publicação do livro de Donald Walker, “British Manly Exercises”, em 1837. O livro incluía diagramas com a técnica apropriada do remo, instruções sobre passeios a cavalo e orientações detalhadas sobre como saltar e lutar. Estas formas de exercício rapidamente se tornaram populares, geralmente porque foram adotadas pelos militares britânicos.

Conseguir se fitness gradualmente tornou-se numa base dos valores vitorianos. Isto foi amplamente inspirado por tendências culturais como o “Cristianismo Muscular”, que se originou na Inglaterra em meados do século XIX. O cristianismo muscular enfatizou a importância de treinar o corpo para refletir a devoção a Deus e à sociedade.

Exercícios em casa

Embora passatempos como andar a cavalo e jogar golfe continuassem populares entre as classes mais altas, os exercícios feitos em casa tornaram-se cada vez mais favorecidos pela emergente classe média vitoriana. Alguns dos exercícios feitos eram parecidos com o que fazemos hoje.

O exercício tornou-se tão popular que, em 1865, o Royal Patent Gymnasium — um enorme ginásio ao ar livre — abriu em Edimburgo. Atraía regularmente milhares de fanáticos por fitness todos os dias. Lá tinha a “A Gigante Serpente Marinha”, uma enorme máquina de remo circular que conseguia acomodar 600 pessoas de uma vez.

No final do século XIX, James Cantlie, médico escocês, desenvolveu “novos” regimes de exercícios que podiam ser feitos em casa. Isso incluiu uma rotina elaborada de alongamentos a serem realizados de manhã e à noite. Ele também fundou o Instituto Britânico do Treino Físico em 1889, onde homens e mulheres, jovens e idosos, podiam assistir a aulas de exercícios.

As pessoas que iam às aulas eram incentivadas a praticar os exercícios em casa diariamente — mas eram avisadas de que precisavam de regressar regularmente para aprender novos exercícios e garantir que estavam a usar as técnicas corretas. Cantlie também fez outras recomendações de estilo de vida, como insistir que o uso de kilts promovia “a saúde e a força dos rapazes”, já que não restringiam os movimentos naturais do corpo.

Fitness influencers

A era vitoriana também viu o surgimento dos gurus do fitness. No final do século XIX, um dos mais famosos era Eugen Sandow, nascido na Alemanha. Sandow organizou espetáculos elaborados de homens fortes em toda a Europa e América e construiu um império editorial global através de sua revista Physical Culture, que incluía perfis e imagens de fisiculturistas e artigos sobre os méritos de diferentes exercícios.

Ele creditou a sua abordagem ao exercício, baseada no treino com halteres, com a transformação de seu corpo — e recriou poses da escultura romana e grega clássica para mostrar o seu corpo.

Sandow foi um pioneiro que inspirou outros, incluindo o fisiculturista americano Bernarr Macfadden. Apenas um ano mais novo do que Sandow, Macfadden disse que ele era fraco e doente quando era criança. Argumentou no seu primeiro livro, que através de uma dieta vegetariana cuidadosamente gerida e através do levantamento de pesos regular, qualquer um poderia superar problemas de saúde, da mesma forma que ele o fez.

O seu sistema tinha orientações específicas para homens e mulheres jovens, homens e mulheres de meia idade, e exercícios apropriados “à medida que os anos passam”, todos para serem realizados em casa usando o seu simples aparelho de alongamento.

Após uma série de contratempos militares, a Grã-Bretanha foi tomada por uma sensação de ansiedade, no final da era vitoriana, sobre o seu lugar no mundo. Muitos temiam que a industrialização — que impulsionou a expansão do Império Britânico — enfraquecesse os corpos.

O povo britânico temia ter de ficar preso dentro de fábricas e escritórios, desleixado pelas mudanças tecnológicas. A preocupação com o condicionamento físico nacional persistiu no início do século XX, e a moda dos exercícios não mostrou sinais de parar.

Para muitos vitorianos de classe média e alta, ter um corpo saudável era uma expressão de devoção religiosa e nacional. Ser capaz de alcançá-lo no conforto da casa era um bónus adicional. A obsessão vitoriana em celebrar proezas atléticas e esforçar-se para melhorar o corpo não é diferente da obsessão da sociedade de hoje.

1 Comment

  1. Ter um corpo escultural é um desejo bem antigo pois o que é belo tem um apelo muito forte e quem não quer ser o centro das atenções. O que vemos hoje é só uma evolução do sempre existiu. Otimo post acrescentou muito ao meu conhecimento parabéns.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.