O Sporting rejeitou o pedido do Vitória de Setúbal em adiar o jogo de sábado da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol alegando sobrecarga no calendário.
“Os calendários de competições estão sobrecarregados e inviabilizam que o Sporting possa anuir ao pedido de adiamento da próxima jornada feito pelo Vitória Futebol Clube”, lê-se no comunicado do Sporting, citado pela agência Lusa.
O Vitória de Setúbal fez esta quinta-feira um pedido formal à Liga Portuguesa de Futebol Profissional para o adiamento da receção aos ‘leões’, devido ao surto gripal que assola o plantel sadino. “O Sporting lamenta os casos clínicos que afetam o plantel do Vitória de Setúbal”, prossegue o emblema lisboeta.
De acordo com o clube ‘verde e branco’, o Vitória propôs a realização do jogo durante a semana de 3 a 7 de fevereiro, quando vão ser disputados os jogos da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, competição em que nenhum dos clubes está envolvido.
“A data indicada pelo Vitória como alternativa surge num momento em que o Sporting vem de um jogo em Braga, depois de receber o Benfica, jogar a ‘final four’ da Taça da Liga, em Braga, e receber o Marítimo (…). Posteriormente à data proposta, existe a receção ao Portimonense, seguida de uma deslocação ao terreno do Rio Ave. A semana seguinte será de competições europeias”, prosseguem os ‘leões’.
O clube justifica que, “atendendo à planificação feita e à importância da continuidade de bons desempenhos das equipas portuguesas nas provas da UEFA”, nas quais o Sporting vai disputar os 16 avos de final da Liga Europa frente aos turcos do Basaksehir, em 20 e 27 de fevereiro, “não pode correr o risco de chegar a esses momentos com os seus jogadores competitivamente sobrecarregados e com riscos acrescidos de lesões”.
“Devido à experiência do Sporting em casos similares, e ainda sem conhecer com profundidade os casos clínicos noticiados, confiamos que até à hora do apito inicial, muitos dos casos dos jogadores do plantel do Vitória Futebol Clube serão solucionáveis, razão pela qual reiteramos a nossa vontade e disponibilidade para o jogo marcado para o próximo sábado”, remata o clube ‘verde e branco’.
Gripe atinge 80% do plantel
Pelo segundo dia consecutivo, o Vitória de Setúbal não treinou, devido ao agravamento do estado de saúde dos futebolistas sadinos, que foram esta semana afetados por um “vírus gripal”. O Vitória de Setúbal está já a proceder à esterilização do balneário e das zonas frequentadas pelos jogadores nas instalações do Estádio do Bonfim.
Na quarta-feira, fonte oficial dos sadinos indicou à agência Lusa que a sessão de treino prevista para esse dia não se tinha realizado, uma vez que “80% do plantel” estava “afetado por um vírus gripal”. Os jogadores do Vitória de Setúbal começaram a apresentar sintomas como “vómitos, febres e diarreias”, na semana passada, tendo o vírus alastrado a quase todo o plantel esta semana, explicou a mesma fonte.
Entretanto, o presidente do Vitória de Setúbal Vítor Hugo Valente, afirmou, citado pelo Jornal de Notícias, que neste momento 14 jogadores do clube estão no Hospital da Luz, devido um problema de saúde não especificado.
“Não é uma simples constipação nem gripe”, disse o responsável sadino, avançando os nomes dos atletas que tiveram de receber tratamento hospitalar – Artur Jorge, Éber Bessa, Mansilla, Ghilas, Nuno Valente, Semedo, Hachadi, Pirri, André Sousa, Jubal, Berto, Makaridze, Zequinha e Nuno Pinto.
O encontro da 16.ª jornada da I Liga entre o Vitória de Setúbal, 10.º classificado, e o Sporting, quarto, está agendado para sábado, às 20:30, no Estádio do Bonfim, em Setúbal.
ZAP // Lusa
…clube ‘verde e branco’… ficamos sem saber qual é!