/

O leite de camelo tem mais vantagens do que o leite de vaca

3

O leite de camelo apresenta uma melhor composição de vitaminas, ácidos gordos e probióticos comparativamente ao leite de vaca, o que o torna ideal para grupos de pessoas com necessidades especiais e para tratar doenças, como diabetes mellitus.

Além de terem sido o meio de transporte eleito pelos Reis Magos, os camelos e os dromedários foram também uma fonte de alimento em muitas culturas que viveram no deserto. O leite deste animal tem sido usado, inclusivamente, como medicamento natural em diferentes regiões do mundo e está agora a ganhar força devido às suas excelentes propriedades nutricionais.

Em comparação com o leite de vaca, o leite de camelo apresenta menor teor de gordura e maior percentagem de sais totais, cálcio livre e vitamina C, além de minerais, como o ferro, conforme explica o Hypertextual.

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Mouloud Mammeri, na Argélia, em conjunto com colegas da Universidade da Bretanha Ocidental, em França, revelou que o leite de camelo possui um grande valor probiótico, o que significa que apresenta uma grande diversidade de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

De acordo com o matutino, os investigadores analisaram leite de camelo proveniente da região de Ghardaia, no Saara. A análise indicou que este leite é composto por 15 tipos diferentes de comunidades de fungos e de bactérias. Entre eles encontram-se muitas espécies de leveduras usadas para fermentação e criação de produtos lácteos, como manteiga e queijo.

Atualmente, o leite de camelo, assim como os seus produtos fermentados, estão a ser testados em diferentes investigações como complemento nutricional e como auxílio no tratamento de doenças, como a diabetes. Na Universidade Tecnológica de Almaty, no Cazaquistão, foi criada uma bebida à base de leite de camelo especificamente para grupos populacionais de risco, como crianças, pessoas com problemas de saúde e idosos.

Os investigadores afirmam que o processamento do leite de camelo melhora as propriedades nutricionais da bebida e aumenta a digestibilidade, sendo um complemento alimentar ideal para estes grupos que precisam de uma dieta mais completa.

Também no Paquistão, na Universidade de Engenharia e Tecnologia da Informação Khwaja Faree, uma equipa de cientistas levou a cabo um estudo no qual testou iogurte de leite de camelo em roedores com diabetes tipo 1. Na análise dos resultados, os cientistas chegaram à conclusão que as propriedades do leite aliviaram os sintomas nos ratos com diabetes.

Além disso, observaram uma maior redução da taxa de glicose no sangue e uma maior concentração de insulina. No entanto, serão necessárias mais pesquisas para dizer, com certeza, que este produto pode ser um complemento útil para a tratamento da diabetes tipo 1.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.