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Olhar para esta cor pode fazer com que as pessoas sejam altruístas

O altruísmo é uma caraterística de personalidade normalmente associada a pessoas com um alto padrão moral. No entanto, novos estudos mostram que há fatores externos que podem ter um efeito significativo na nossa disposição para ajudar os outros.

Um desses efeitos ambientais, que nos cercam constantemente, são as cores. Há muito tempo que os cientistas sabem que as cores têm uma influência muito forte no mundo animal. Por exemplo, alguns estudos mostraram que o vermelho aumenta significativamente a agressão em certas espécies de aves.

Em 2013, investigadores começaram a investigar se o mesmo se poderia aplicar aos seres humanos e descobriram que, depois de observar a cor vermelha, as pessoas tinham uma maior tendência a fazer lances agressivos nos leilões.

Agora, de acordo com um novo estudo publicado em dezembro na revista científica Frontiers in Psychology, as cores influenciam o nosso comportamento, alterando a forma como os nossos cérebros processam as informações e, portanto, influenciam a probabilidade de agirmos de forma egoísta.

Para conduzir o seu estudo, os investigadores pediram aos voluntários que olhassem para uma tela de computador com fundo vermelho ou azul antes de participarem num jogo de apostas. Com base nas apostas feitas pelos participantes, os autores do estudo determinaram se estavam a tomar decisões “baseadas em atributos”, que são motivadas pela conveniência de um resultado específico, ou decisões “baseadas em alternativas”, por fatores de risco.

Os resultados iniciais indicaram, de acordo com o IFLScience, que as pessoas eram muito mais propensas a avaliar as informações de forma baseada em atributos depois de olhar para uma tela azul e de forma baseada em alternativas depois de olhar para uma tela vermelha.

Imediatamente após a conclusão da tarefa de jogar, os investigadores mostraram aos participantes fotografias de crianças desfavorecidas e solicitaram-lhes que fizessem uma doação para uma instituição de caridade que fornece educação a jovens que não têm acesso à escola. Aqueles que viram uma tela azul eram muito mais propensos a doar do que aqueles que viram vermelho.

Os autores do estudo concluem, portanto, que o azul induz um modo de análise de informações baseado em atributos, o que leva a maiores níveis de altruísmo. Enquanto isso, o vermelho aumenta o egoísmo ao gerar modos de cognição mais alternativos.

ZAP //

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