Não atingimos a paz mundial, mas vivemos hoje num mundo melhor

1

James L. Harper / USAF

A guerra ainda continua a manchar as primeiras páginas dos jornais, mas talvez haja uma razão: o conflito tornou-se mais raro, ao invés de rotineiro.

Segundo o Center for Systemic Peace (CSP), desde a II Guerra Mundial, o conflito internacional diminuiu, e as guerras domésticas que surgiram ao longo da Guerra Fria sofreram um declínio constante desde 1992.

O relatório da organização aponta que este declínio se deve à existência de organizações internacionais cada vez mais capazes de resolver disputas. Acresce ainda o facto de haver mais democracias no mundo.

Apesar de a democracia não estar propriamente em ascensão e de mais estados terem recuado em relação ao autoritarismo, há boas notícias. De acordo com o Observer, os estados livres constituem a maior categoria de países, uma vez que quase a metade dos estados é democrática.

Estados livres – quer política, quer economicamente – não só cuidam melhor dos seus cidadãos como também tendem a ser melhores no âmbito dos negócios; cuidam mais do ambiente e defendem-se mutuamente.

Tomando o exemplo dos Estados Unidos enquanto país democrático, observamos também um declínio acentuado no crime. No entanto, quer os relatos de crimes que geram medo, quer os programas de televisão que inundam de histórias dramáticas fazem-nos acreditar exatamente no contrário – que o crime está a aumentar, quando, de facto, não está.

Outro indicador capaz de nos fazer acreditar que hoje vivemos num mundo melhor é a taxa de divórcio, que se encontra em declínio desde os anos 90.

Num artigo assinado no Observer, John A. Tures, professor de ciência política no LaGrange College, nos Estados Unidos, defende que, “em vez de melancolia e desgraça, avizinham-se tempos melhores”. Esperemos que 2020 mantenha esta tendência.

ZAP //

1 Comment

  1. Desde qu a raça dita “Humana” existe, nunca houve Paz entre Povos neste planeta !……..Quanto a “Vivemos num Mundo melhor” é muito relativo. Por Mim tudo bem……..se fechar os olhos as atrocidades cometidas e dispersas por este Mundo fora…….Mas como dizem na minha Terra (que ninguém diga que está bem !) !…..O fogo na casa do vizinho pode-se arrastar a tua, com tantos Loucos no Poder Mundial, tudo é de esperar!……..Agora se quiserem ..Feliz..”Coiso” !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.