A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.
Ao todo, escreve a agência AFP que avança com a notícia, estão cerca de 1.800 polícias inscritos no programa “Polícia Saudável”, que arrancou em agosto último.
Os polícias que se juntem à iniciativa recebem um bónus mensal de 1.000 pesos (cerca de 44 euros) durante os cinco meses do programa. No final deste período, recebe um outro bónus: mais 5.000 pesos (cerca de 230 euros).
Os participantes, ouvidos pela agência noticiosa, revelam que o programa está a mudar as suas vidas, apesar de ter sido difícil no início.
“Tudo isto foi completamente novo para mim (…) O primeiro mês foi complicado, quer a nível mental como físico. Mas o programa ajudou-me a perceber que a obesidade é uma doença”, disse o polícia Mauricio Barrera, de 26 anos, que já perdeu 16 quilogramas.
Javier Ramírez, responsável pelo treinos dos polícias, sublinhou que a iniciativa é também uma forma de combater o problema da obesidade na sociedade mexicana. A Polícia da Cidade do México precisa de agentes que “estejam em boas condições para que possam fazer o seu trabalho com eficiência”, explicou.
Três quatros dos adultos mexicanos têm excesso de peso ou são obesos, de acordo com estatísticas nacionais, citadas pela Russia Today. Estes números estão a impulsionar o crescimento do número de casos e diabetes e doenças cardíacas.
Em março passado, a Tailândia anunciou também que enviou os seus polícias com excesso de peso para um campo especialmente projetado para a perda de peso, no âmbito de um programa nacional intitulado “Destruição de Barrigas”
A iniciativa, que visava também combater o excesso de peso, foi um sucesso, segundo relataram média locais na altura.