/

NASA apresenta “mapa do tesouro” para encontrar água em Marte

Uma equipa de cientistas da NASA elaborou um mapa da água congelada que existe em Marte e que se acredita estar a apenas 2,5 centímetros abaixo da superfície do Planeta Vermelho – isto é, à distância de uma pá.

Tal como frisa o jornal ABC, a agência espacial norte-americana traçou uma espécie de “mapa do tesouro” através do qual se pode encontrar e aproveitar a água de Marte.

A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Geophysical Research Letters, utilizou os dados das Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) e Mars Odyssey para elaborar o mapa marciano.

Em comunicado , a NASA frisa que a “utilização de recursos in situ” é um fator importante para escolher eventuais locais de pouso que serão utilizados em futuras missões espaciais que levem a bordo seres humanos.

“Este gelo pode ser explorado no local para consumir água, oxigénio respirável (…) com um custo muito menor do que se tivesse sido trazido da Terra”, explicam os cientistas.

“Não seria necessário utilizar uma retro-escavadora para desenterrar este gelo. Poderia usar-se uma pá“, apontou o autor principal do estudo, Sylvain Piqueux, do Laboratório de Propulsão da NASA, localizado nos Estados Unidos.

“Continuamos a recolher dados sobre o gelo enterrado em Marte, concentrando-nos nos melhores lugares para os astronautas pousarem”.

O estudo agora divulgado sugere que existe um “tesouro de água” congelada nos pólos de Marte e nas latitudes médias, incluindo a presença de depósitos rasos. A maior região de interesse, segundos os cientistas, é a Arcadia Planitia, no hemisfério norte do planeta.

Os cientistas planeiam continuar a estudar como é que a presença de água varia ao longo do tempo em solo marciano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.